ÁRIAS E TURCAS LADO A LADO MAS CADA QUAL NO QUE É SEU
Agora, uma foto gira porque, além de gira, também é didáctica:
Nota: não se confunda «túrquicos» com «turcos». Originalmente, estes eram todos turcos, sim; mas a parte dos Turcos que se estabeleceu na Ásia Menor acabou por ser geneticamente suplantada pelas populações greco-romanas (e de ascendência lídia, persa, hitita, frígia, tudo isto de origem indo-europeia) que lá viviam. Os invasores turcos impuseram ali a sua língua, o seu nome, a sua religião, mas o grosso da população é mais caucasóide do tipo armenóide do que de raiz propriamente túrquica (embora também tenha ainda algum sangue desta proveniência). Foi um bocado como os Portugueses no Brasil, salvaguardadas as devidas distâncias.
No resto da área habitada por gente de origem turca, predomina o estrato asiático original desta população. Criou-se por isso o termo «túrquico» para distinguir os Túrquicos propriamente ditos (que ainda são «turcos a sério», por assim dizer), pois para os distinguir dos turcos da Turquia.
3 Comments:
Eu diria que os turcos actuais tamgem tem muito sangue arabe.
Para o Caturo, tem branco que é mais branco do que o branco. Essa loucura tem nome.
Pior que a loucura é a traição - sobretudo a traição do branco que despreza o próprio sangue. Não há maior desgraça que essa.
Enviar um comentário
<< Home