terça-feira, julho 05, 2022

NORUEGA - MUÇULMANOS FAZEM CAPOTAR AUTOMÓVEL DE MILITANTE ANTI-ISLÂMICO QUE QUEIMOU UM ALCORÃO

A polícia norueguesa confirmou que deteve duas pessoas, incluindo a motorista de um veículo que é acusado de ter colidido voluntariamente com o 4x4 de Lars Thoren, líder do grupo radical "Stop the Islamization of Norway" (SIAN), até fazê-lo capotar.
Os cinco passageiros do 4x4 ficaram levemente feridos e um deles teve de ser levado ao hospital, segundo a polícia.
Num vídeo postado no Facebook, gravado pelos seus apoiantes, Lars Thoren e outros activistas são vistos a conduzir para Mortensrud, um subúrbio de Oslo com uma grande comunidade muçulmana.
Os activistas colocam então um exemplar do Alcorão no meio de um cruzamento e incendeiam-no, provocando os habitantes da zona, que tentam apagar as chamas.
A cena provoca protestos e várias pessoas aglomeram-se na área, como uma mulher, que pega no livro queimado e começa a insultar os militantes anti-muçulmanos, antes de entrar num Mercedes cinza e ocupar o banco do passageiro.
A Mercedes acelera e começa a perseguir o 4x4 em alta velocidade, até colidir com ele no meio da auto-estrada E6 e provocar o capotamento.
O vídeo foi transmitido ao vivo durante algumas horas no Facebook e mostra os apoiantes dos militantes a ajudar os cinco passageiros, que conseguiram sair do carro com dificuldade, até à chegada da polícia.
"Temos motivos para acreditar que o veículo SIAN foi atropelado intencionalmente", disse a polícia de Oslo em comunicado. A motorista, autuada por “colisão intencional e tentativa de violência agravada”, foi detida, assim como a passageira.

*
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/extremista-anti-islamico-noruegues-capota-veiculo-apos-queimar-alcorao-em-publico?fbclid=IwAR05XhpJMHAkeWtiLT9td88xI47l9qpZZ-ETDCXgDC_txkt2xOFqd5a5tjo

* * *

O título diz, literalmente, que o nórdico anti-islâmico «capotou» o carro... quem só ler o título, fica, «se calhar», a pensar que a cena foi uma risível «justiça poética» quando na verdade foi resultado de um acto de despudorada intolerância por parte dos agressores muslos...