quarta-feira, julho 06, 2022

PROGRESSO - PRAÇA DE TOIROS DE BALTUM DEIXARÁ DE TER TAUROMAQUIA

Inaugurada em 1982, a Praça de Touros de Albufeira foi um tauródromo que, durante vários anos, recebeu imensos espetáculos tauromáquicos, chegando até a ser uma das mais importantes praças do país.
Mas os tempos mudam, as vontades também, e há algum tempo que se sabe que o espaço, desactivado desde o final de 2019, ia deixar de receber mais corridas de touros. No ano passado, Jorge Duarte, responsável administrativo da Corcova – Investimentos Turísticos e Imobiliários no Algarve, que adquiriu o complexo em 2020, disse que a ideia passava por recuperar o complexo urbanístico, fazendo uma reabilitação urbana de toda a zona, mas preservando a memória e identidade da praça de touros na cidade.
O projecto compreendia, então, um complexo urbanístico com 12.000 m2 e 40 apartamentos, um centro comercial, uma discoteca e um bingo, assim como a Praça de Touros.
Esta semana, tivemos um primeiro vislumbre do futuro projecto, a ser conhecido como Real Praça de Touros, com um esboço apresentado pelo Atelier de Arquitectura Saraiva + Associados“Trata-se de um espaço urbano contemporâneo, sóbrio e ambicioso, que promove uma inclusão social e uma consciência ambiental relevante”, diz um documento ao qual o site Touro e Ouro teve acesso.
E confirma-se que terá zonas residenciais, áreas culturais, espaços comerciais de convívio e espaços ajardinados e de relaxamento, não havendo lugar para a tauromaquia.
Têm sido vários os projectos que pretendem reabilitar antigas arenas do género. Em Junho do ano passado, a Zaratan, uma associação de arte arte sediada em Lisboa, teve a ideia de requalificar a Praça de Touros da Azaruja, a mais antiga praça de touros em Portugal, mas entretanto não soubemos mais nada sobre o projecto. A única informação pública é que o crowdfunding correu muito mal – dos 250.000€ pedidos, somente foram angariados 8.750€.
Já em 2020, a Câmara de Setúbal informou que a Praça de Touros Carlos Relvas, encerrada desde 2017, e que chegou a ser considerada uma das praças de touros mais importantes do seu distrito, iria dar origem a um novo espaço cultural na cidade. Não sabemos, no entanto, o estado actual desta obra.
*
Fonte: https://echoboomer.pt/praca-de-touros-de-albufeira-vira-real-praca-de-touros-sem-touradas/?fbclid=IwAR3V4rjhw-Uc8oys-Y1a1cLeQoGP1EppEwYfitcfej9F_QKXpq6XczTldpA