terça-feira, janeiro 26, 2016

MINISTRO AUSTRÍACO AVISA - A TURQUIA ESTÁ-SE A VALER DA QUESTÃO DOS REFUGIADOS PARA EXERCER PODER SOBRE A EUROPA

A União Europeia decidiu transferir uma parte da responsabilidade pelos refugiados para a Turquia, para não sujar as próprias mãos, conferindo um poder demasiado grande para Ancara, acredita o ministro das Relações Exteriores da Áustria Sebastian Kurtz.
"Devemos repassar para a Turquia apenas as tarefas em que a participação turca seja absolutamente necessária – mais precisamente, a concessão de abrigo para imigrantes. Mas, quando a UE delega a Ancara a responsabilidade de garantir a segurança das fronteiras comuns, surge uma dependência imponente, que eu considero ser muito perigosa" – disse Kurtz.
Nas palavras do chanceler, muitos políticos temem que o controle sobre a zona fronteiriça não possa ser realizado sem o uso de força. No entanto, a UE poderia simplesmente pegar e transferir esse "trabalho sujo" para a Turquia, para não sujar as próprias mãos. De uma forma ou de outra, a situação com os refugiados não poderá ser solucionada sem "cenas horríveis de violência", destacou Kurtz.
A cooperação com Ancara é o mais importante elemento da política migratória da chanceler da Alemanha Angela Merkel, no entanto, a Turquia não está promovendo quaisquer tentativas reais para regular a crise. Na opinião do chanceler austríaco, o presidente turco Tayyip Erdogan está usando os acordos com a UE como uma ferramenta adicional de pressão sobre a Europa.
Anteriormente, a Comissão Europeia aprovou a criação de um fundo especial para refugiados na Turquia num valor total de 3 biliões de euros, dos quais 500 milhões de euros serão alocados pela própria comissão, e os restantes 2,5 biliões de euros terão de ser oferecidos pelos países da UE.
Dados recentes mostram que nos primeiros 10 meses de 2015 o território da União Europeia recebeu cerca de 1,2 milhões de migrantes. A Comissão Europeia declarou que a actual crise migratória é a maior desde os tempos da Segunda Guerra Mundial.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/opiniao/20160114/3301254/chancler-austria-erdogan-influencia-perigosa-uniao-europeia.html

* * *

Sempre um perigo, a Ásia Menor, desde pelo menos a queda de Constantinopla.