segunda-feira, janeiro 25, 2016

TURQUIA DEITA ABAIXO HELICÓPTEROS MILITARES NORTE-AMERICANOS PROVOCANDO ASSIM A MORTE A DOZE SOLDADOS?...

Será verdade o que aqui se diz, http://yournewswire.com/turkey-down-two-us-marine-helicopters-killing-12-soldiers/, que a Rússia «expressou o seu horror diante do abate de dois helicópteros da Marinha de Guerra norte-americana por parte da Turquia na semana passada, que matou todos os doze soldados a bordo»?
Os helicópteros, dois Sea Stallion CH-53, sobrevoavam território curdo na Síria para apoiarem forças curdas do grupo YPG (Unidade de Protecção Curda), movimento armado independentista curdo que a Turquia considera terrorista, quando alegadamente foram atingidos um caça de combate turco junto à fronteira turca.
Consta que comandantes russos detectaram o sucedido e notificaram o Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC) dos EUA, oferecendo-se para colaborar em operações de busca e salvamento, mas os norte-americanos terão recusado o auxílio russo, afirmando que a sua tropa de Recuperação Táctica de Aviões e Pessoal (TRAP) já tinha sido alertada.

O caso estaria agora a ser ocultado aos média porque a administração norte-americana não quereria que o povo soubesse o que o seu «aliado» turco fez. 
De notar que a Turquia já avisou os Ianques de que não vai tolerar a inclusão do YPG em quaisquer negociações - o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, declarou aos EUA o seguinte: «Nunca aceitaremos que o YPG seja visto como poder legítimo no lado da oposição. Nunca permitiremos que isto aconteça porque é uma ameaça directa à Turquia.»

Agora está aos saltos porque a Rússia quer mesmo que o YPG participe nas negociações de paz, mas isso será noticiado mais logo...

Já vi dizerem que o sítio internético donde tirei esta notícia costuma publicar aldrabices e insinuações sem provas, pelo que não sei se a notícia merece fé. Mas não me parece nada impossível que tenha mesmo acontecido.