segunda-feira, janeiro 25, 2016

TURQUIA PROTESTA CONTRA INTENÇÃO RUSSA DE INCLUIR GRUPO CURDO EM NEGOCIAÇÕES DE PAZ

Fonte: http://pt.euronews.com/2016/01/21/siria-turquia-acusa-russia-de-prejudicar-negociaces-de-paz/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo, abaixo a itálico e limitado pela tríade de astericos, originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
Um diplomata russo afirmou, esta quinta-feira, que Moscovo apoiará uma delegação alternativa, se a actual equipa da oposição síria decidir boicotar as negociações de paz agendadas para o fim deste mês em Genebra.
A declaração foi feita depois de, no Fórum de Davos, o chefe da diplomacia turca ter acusado a Rússia de prejudicar as negociações, ao insistir na inclusão de grupos que Ancara considera “terroristas”:
“Nós temos apoiado forças da oposição moderada na Síria, que lutam contra o Estado Islâmico, sobretudo nas últimas duas semanas, perto da nossa fronteira. Mas aviões russos e sobretudo o regime sírio têm atacado a oposição moderada, em vez do Estado Islâmico. Alguns círculos, incluindo os russos, querem prejudicar a oposição moderada [nas negociações], colocando outros elementos no seu lugar, como [as milícias curdas sírias] das Unidas de Protecção do Povo, que têm colaborado com o regime, atacando a oposição moderada.”
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, insistiu na necessidade de respeitar a data de 25 de janeiro para a abertura das negociações, mas a ONU disse que haverá “provavelmente um atraso de alguns dias”.

* * *

É curioso que o Euronews não especifique a natureza do protesto turco. Para se saber o que incomodou os Turcos, em concreto, é preciso ler por exemplo este artigo: http://sputniknews.com/middleeast/20160121/1033518818/syrian-peace-talks-ypg.html
A Rússia insistiu em que o YPG, organização militar curda, participasse nas conversações de paz da Síria. A Turquia recusou-o de imediato, considerando a YPG como «grupo terrorista».

De notar que o YPG reconquistou ao Estado Islâmico no início do mês o campo petrolífero de Kara-choh. Localizado na província síria de Hasakah, este campo fornecia ao califado grandes quantias de crude, vendidas nos mercados ilegais. Este é apenas um dos exemplos do sucesso militar do YPG.
A Turquia, por seu turno, acusa-o de atacar a oposição moderada ao regime sírio e de com este - de Bashar al-Assad - colaborar.
Há relatórios russos a afirmar que as tropas turcas actuam junto à fronteira turca sem contudo atacarem o califado; membros desta organização terrorista mantiveram-se impávidos e serenos na presença turca. A administração de Erdogan lançou além disso violentas operações contra comunidades curdas em território curdo, massacrando centenas de pessoas, incluindo civis.