terça-feira, janeiro 26, 2016

ALEMANHA... QUARTA POTÊNCIA MILITAR DO PLANETA?...

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/defesa/20160120/3351220/russia-segunda-maior-potencia-miltiar-do-mundo.html
*
A Rússia foi colocada em segundo lugar num ranking mundial das maiores forças militares do planeta, criado pela agência norte-americana U.S. News and World Report e apresentado nesta quarta-feira (20) durante o Fórum Económico Mundial, em Davos.
A primeira posição foi conferida aos EUA, cujos gastos militares, segundo o relatório, são avaliados em 3,5% do PIB do país. A publicação destaca que a Rússia gasta 4,5% de seu PIB com o sector militar. A terceira posição ficou com a China, com gastos militares avaliados em 2,1% do PIB.
A relação é fechada por Alemanha e Grã-Bretanha, em 4 e 5 lugares respectivamente.
A lista foi criada em cooperação com a empresa norte-americana BAV Consulting e a Universidade da Pensilvânia. A informação é baseada numa pesquisa sociológica promovida em 36 países.
(...)

A Alemanha, já à frente da Grã-Bretanha em poderio armamentista, quando ainda há pouco tempo estava tão militarmente limitada por motivos histórico-políticos recentes?... Ou refere-se a informação à percentagem do PIB gasta com armamento?
Acho muito pouco provável, para já, que a pátria dos Teutões gaste mais em armas ou seja militarmente mais poderosa do que o Reino Unido, a Índia ou a França, deve faltar aqui qualquer informação - a Alemanha é talvez a quarta da Europa, atrás da Rússia, da França, do Reino Unido, ou da Itália -, mas de qualquer modo que seja referida neste contexto é já um indício de qualquer coisa em movimento.