quarta-feira, julho 25, 2018

LAGOS REFORÇA PROTECÇÃO DOS ANIMAIS

Foi ontem aprovada pela Câmara Municipal de Lagos uma alteração ao Protocolo de Colaboração existente entre o Município e a Cadela Carlota & Companhia – Associação de Protecção de Animais, a qual irá permitir aumentar o montante do apoio financeiro atribuído à referida associação para acções de promoção do bem-estar animal.
Criada em 2008, a associação Cadela Carlota & Companhia - Associação de Protecção de Animais demonstrou, desde o início, uma capacidade de mobilização (de voluntários e apoios) e de dinamização que granjeou crédito junto da comunidade e das instituições. Por tal motivo, logo em 2010 a Câmara Municipal celebra com esta associação um protocolo de cooperação humana, logística e financeira, visando a execução de um “Projecto de Divulgação e Sensibilização para a Adopção e Acções de interesse para o bem-estar dos animais domésticos existentes no Canil e Gatil Municipal e que sejam acolhidos no concelho pela referida associação”.
Dez anos volvidos, e face à avaliação positiva feita relativamente ao trabalho da Associação, a autarquia decidiu dar continuidade ao protocolo, reforçando o montante do apoio financeiro trimestralmente atribuído, o qual passa de 1.200,00€ para 3.000,00€, aumento justificado pelas necessidades de funcionamento, designadamente a alimentação e os cuidados de saúde prestados aos animais nos abrigos a seu cargo, assim como as campanhas de sensibilização e de adopção de animais promovidas.
A Associação Cadela Carlota compromete-se, por via deste protocolo, a manter o apoio que tem prestado ao Canil Municipal, nomeadamente intervindo da Ala Nova, promovendo o bem-estar dos animais aí alojados, através da sua socialização, de passeios, da prestação de cuidados especiais que não possam ser proporcionados no Canil e da promoção da sua adopção.
Segundo a informação disponibilizada pela própria Associação, a Cadela Carlota tem parceria e recebe também apoios de outras associações de defesa e protecção animal (ex. Nandi Fund Associação), assim como de vários veterinários e outras entidades (lojas e centro de treino canino). A Associação funciona na base do voluntariado, o qual é desenvolvido em actividades como: passar tempo com os animais dando-lhes carinho; passear os cães; alimentar os animais; limpar os locais de alojamento dos animais; transportar cães e gatos e acompanhá-los nas idas ao veterinário; e participar nos eventos da associação tais como recolha de alimentos, campanhas de adopção, angariação de fundos, entre outras.
*
Fonte: https://www.maisalgarve.pt/noticias/regionais/12406-lagos-reforca-apoios-para-a-protecao-de-animais