segunda-feira, março 12, 2018

ACORDO TPP AVANÇA MAS SEM EUA

Com a retirada dos Estados Unidos, 11 países assinaram no dia 8 o acordo comercial transpacífico, informou a Reuters.
O novo Tratado Integral e Progressivo de Associação Transpacífica (TPP11) eliminou 20 disposições do texto anterior, a maioria relacionadas a patentes medicinais, propriedade intelectual e direitos autorais no domínio digital.
A saída dos Estados Unidos significou uma mudança importante para o tratado. Os doze países que compuseram o TPP original constituíam cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o mundo, enquanto que no TPP11, essa cifra caiu para 13,5%. Mesmo assim, o texto continua a representar o maior acordo comercial dos últimos 25 anos.
Integram o TPP11 a Austrália, o Japão, Canadá, Brunei, Peru, Chile, México, Vietname, Nova Zelândia, Singapura e Malásia, criando uma zona de livre-comércio, que engloba um mercado de 498 milhões de pessoas com renda per capita de US$ 28.090. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/economia/2018030810691481-eua-acordo-transpacifico-11-paises/

* * *

Os ecologistas radicais bem podem agradecer ao frequentemente odiado Trump por isto... mas não, eventualmente fingem que nem percebem que foi o presidente loiro que rejeitou um tratado que estes mesmos ecologistas radicais, e a Wikileaks também, consideram como um perigo gravíssimo para a saúde mundial.