segunda-feira, março 12, 2018

PRESIDENTE TURCO CRITICA OTAN POR NÃO AJUDAR NA GUERRA CONTRA OS CURDOS

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou a OTAN por não apoiar a ofensiva do seu país contra militantes curdos na Síria.
Falando com a imprensa neste sábado (10), Erdogan indagou: "Ó OTAN, onde estás?". Acusou a aliança militar de adoptar um padrão duplo nas suas decisões. Erdogan afirmou que a Turquia enviou militares para zonas de conflito quando solicitado, mas não recebeu o mesmo tipo de ajuda em retorno.
Ancara lançou uma ofensiva militar em 20 de Janeiro contra as Unidades de Protecção Popular curdas (YPG) no noroeste da Síria. Enquanto a Turquia considera a YPG uma organização terrorista, os Estados Unidos apoiam o grupo para combater o Daesh.
Erdogan também afirmou que as fronteiras da Turquia estão "ameaçadas neste exacto momento" e pediu auxílio da OTAN para protegê-las.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018031010703724-erdogan-otan-criticas-pergunta-afrin-siria-ypg/

* * *

Este queria usar a OTAN para se expandir em território que não é seu e esmagar uma Nação... Mais uma razão para a Turquia não entrar na UE e, um dia destes, ficar fora da Aliança Atlântica (até porque a Turquia nem é europeia nem sequer é atlântica...).