segunda-feira, março 12, 2018

SUPREMA CORTE DE CASTELA MANTÉM PRESO O CANDIDATO A LÍDER DO GOVERNO DA CATALUNHA

A Suprema Corte da Espanha comunicou nesta Vernes (9) que Jordi Sànchez, candidato indicado por partidos separatistas para liderar o governo da Catalunha, está proibido de deixar a prisão para comparecer à votação marcada para semana que vem.
Sànchez está na prisão aguardando julgamento acusado de promover rebelião e insubordinação por conta do referendo que declarou a independência da Catalunha.
Na próxima Lues (hoje) o parlamento catalão vai-se reunir para escolher um novo líder da região.
Jordi Sànchez tinha apresentado um recurso para pedir o fim da prisão preventiva para poder participar na eleição que o elegeria presidente do governo regional.
O presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, declarou que Jordi Sànchez seria o candidato escolhido.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018030910699017-catalunha-candidato-justica-espanha/

* * *

Demasiados portugueses não dão valor à sorte que Portugal teve em conseguir libertar-se do domínio castelhano em 1640... Aliás, em 1640 não, em 1668 é que foi, porque os Castelhanos só reconheceram a sua derrota em 1668, porque 1640 foi nada menos que o início da longa Guerra da Restauração...
Os Catalães tentam agora a sua sorte, em tempos já bem menos bélicos que os de há quatrocentos anos mas ainda longe do pleno respeito pela liberdade das Nações.