segunda-feira, março 12, 2018

PRESIDENTE DE COMITÉ MILITAR DA OTAN DECLARA QUE NÃO VÊ ACÇÕES «EVIDENTEMENTE AGRESSIVAS» DA PARTE DA RÚSSIA

O presidente do Comité Militar da OTAN Aliança do Norte, general Petr Pavel, declarou que a organização não viu exemplos de acções "evidentemente agressivas" por parte dos militares russos, contrariando a disseminada retórica da Aliança de que a Rússia representa um papel agressivo.
Pavel disse a jornalistas que "não houve violação das fronteiras das nações do Báltico [pela Rússia], nem mesmo uma incursão aérea".
"A maioria das chamadas violações têm a ver com a perda de comunicação ou erro humano ou técnico, eu diria que isso é 90% de todos os casos", disse o general.
De acordo com ele, poucas dessas acções são deliberadas ou provocativas. "Até à data de hoje, não vimos sinais reais de comportamento agressivo contra os países do Mar Báltico ou do Mar Negro", acrescentou. 
O militar ainda defendeu que se parasse de usar o termo "agressão russa" em relação à Letónia, Lituânia e Estónia, uma vez que não houve nenhum caso de hostilidade pela Rússia em relação a esses países.
Entretanto, o general destacou  que a modernização do exército russo e o fortalecimento das suas tropas nas fronteiras ocidentais do país causam preocupação à Aliança, que busca contrabalançar isso com as suas forças de contenção no Oriente.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/2018030910700713-otan-alianca-agressao-russa/