segunda-feira, março 12, 2018

«OLHO PARA A TOURADA COMO PARA UM BAILADO»

As juventudes partidárias são sempre mais conservadoras do que os próprios partidos, defende Assunção Cristas, em entrevista ao Expresso. Questionada sobre uma tourada organizada pela Juventude Popular, assegura que gosta do espectáculo mas, se pensar “muito, muito, muito, muito”, é capaz de ter pena dos animais. Diz também «olho para a tourada como um bailado.»
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/politica/2018-03-10-Assuncao-Cristas-Olho-para-a-tourada-como-um-bailado#gs.OnPfcrI   -  Página com registo vídeo incorporado.   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Olha para a tourada como um bailado tal como se pode olhar para uma chacina na Nigéria como para um espectáculo de palhaços no circo e se pode olhar para uma cidade síria devastada pela guerra como para uma natureza morta num quadro de museu... tudo isto tem a sua estética, lá isso tem, mas numa das metades destes casos há seres a sofrer e a morrer dolorosamente... Claro que quando se está habituado ao padrão da hierarquização dos seres consoante as suas capacidades (e do mui prático conceito com-o-mal-dos-outros-posso-eu-bem), só mesmo a muito, muito, muito, muito, muito custo é que se pode sentir pena pelos desgraçados... e demasiadas vezes sucede que sentir pena a fazer alguma coisa vai um passo de gigante...
É mau agoiro ter gente assim a preparar-se para voltar ao governo.