segunda-feira, maio 15, 2017

NOVAS DESCOBERTAS SOBRE POPULAÇÕES DO NEOLÍTICO IBÉRICO

Os restos de seis pessoas, pertencentes aos primeiros colonos do Neolítico, na pré-história, foram encontrados com objectos domésticos e animais no depósito arqueológico Cova Bonica, em Espanha, segundo um estudo divulgado esta terça-feira.
Uma investigação conjunta da Universidade de Barcelona (UB) e da Universidade Complutense de Madrid (UCM) permitiu identificar 98 ossos humanos que correspondem a um mínimo de seis indivíduos de idades diferentes, desde os três aos 35 anos, e de pelo menos duas mulheres, de acordo com um comunicado da UCM.
"É relevante que em menos de dois metros quadrados tenhamos encontrado tantos restos humanos", disse a investigadora do departamento de Paleontologia da UCM, Montserrat Sanz.
A partir de um estudo prévio sobre o ADN de um dente de uma das "mulheres do Neolítico", os investigadores confirmaram dados que já conheciam, como estas serem intolerantes à lactose, terem "a pele clara, os olhos castanhos e o cabelo escuro".
Os primeiros agricultores -- entre os que se encontraram nos restos descobertos -- chegaram há 7.400 anos à Península Ibérica, de acordo com o comunicado da UCM sobre os trabalhos desenvolvidos entre 2008 e 2015, e cujos resultados foram publicados no Journal of Field Archaelogy.
"A singularidade deste acontecimento é que foram encontrados restos humanos com objectos domésticos", disse Montserrat Sanz.
"Isto permite-nos relacionar a cultura material com algumas práticas agrícolas desta população", acrescentou.
Junto aos restos humanos, encontrados em Vallirana, na região de Barcelona, apareceram também vestígios de animais, principalmente cabras e ovelhas, e ornamentos, assim como ferramentas de pedra de sílex e cristal de rocha, e fragmentos de cerâmica "dos mais antigos documentados na Península Ibérica".
Esta descoberta "fornece novos dados sobre como eram os rituais de sepultamento dos cadáveres" e trata-se da "primeira prova de enterros colectivos", lê-se na nota da UCM.
"Observamos que as práticas funerárias são muito heterogéneas" e que "parece que é comum encontrar os restos desarticulados junto aos objectos domésticos", disse Montserrat Sanz.
A arqueóloga da UCM qualificou a escavação como "muito complicada" porque foi difícil chegar aos restos neolíticos devido aos diferentes usos que teve a caverna ao longo dos séculos, entre eles, uma pedreira, uma mina e uma área de cultivo de cogumelos.
*
Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/descobertos-restos-dos-primeiros-colonos-do-neolitico-na-pensinsula-iberica-7994982.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)