segunda-feira, maio 15, 2017

DEPUTADAS SOCIALISTAS CONTRA A CONGRATULAÇÃO PELA IDA DO PAPA A FÁTIMA

As deputadas do PS Isabel Moreira e Isabel Santos votaram, esta quinta-feira, contra o voto de congratulação pela visita do Papa Francisco a Portugal, apresentado pelo CDS.
A posição das duas socialistas contrariou a da bancada parlamentar, que votou favoravelmente ao lado de social-democratas e centristas.
No Parlamento, o BE, PCP, PEV e PAN abstiveram-se em relação ao texto, que realça a importância da visita do Sumo Pontífice, "por ocasião do centenário das aparições de Fátima e da canonização de Jacinta e Francisco Marto".
Também seis deputados optaram pela abstenção: Paulo Pisco, Wanda Guimarães, Bacelar Vasconcelos, João Galamba, Luís Testa e Fernando Anastácio.
Refira-se que partiu da socialista Isabel Moreira uma das críticas mais fortes à tolerância de ponto dada pelo Governo aos funcionários públicos, no dia 12 de Maio, devido à deslocação do chefe da Igreja Católica. A deputada considerou que se tratou de um sinal "imaturidade do regime".
*
Fonte: http://www.jn.pt/nacional/interior/deputadas-socialistas-contra-congratulacao-por-vinda-do-papa-8468443.html#.WRXFvDeY9e8.facebook

* * *

De facto, num Estado laico não têm de haver saudações destas a líderes religiosos. Só quem quer ainda ou cair nas boas graças do «povinho» sem por ele nada fazer, ou, quem sabe, retornar a um país de catequese e sacristia, é que está interessado em esfumar as barreiras da laicidade com a ICAR. Um Estado rigorosa e coerentemente laico tem outro comportamento.