segunda-feira, maio 15, 2017

CURDOS PROMETEM ACABAR COM O CALIFADO

O presidente dos EUA assinou um decreto sobre o fornecimento de armas pesadas às Forças Democráticas da Síria (SDF), que incluem as Unidades de Protecção Popular (YPG).
Neste contexto, uma fonte das SDF, que preferiu não revelar a sua identidade, informou a Sputnik Turquia que ontem à tarde os destacamentos das Forças Democráticas Sírias receberam armamento e material militar blindado enviados pelos EUA:
"Depois de Donald Trump ter tomado a decisão de nos fornecer armas, ontem à tarde recebemos armamento pesado e material militar blindado enviados pelos EUA. Recebemos um número significativo de carros Hummer. Além disso, foram-nos entregues tanques, morteiros e mísseis de guiamento térmico. As armas e os blindados foram transportadas por terra a partir do Curdistão iraquiano…", declarou a fonte.
Entretanto, a fonte destacou que "esse armamento e carros blindados Hummer serão usados activamente na operação militar para libertar Raqqa, em particular, no decurso do assalto à cidade".
No entanto, Ancara classifica as YPG e SDF como organizações terroristas ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido na Turquia). Nessa ligação, a Turquia tem retiradamente criticado os EUA por armarem os curdos sírios, apesar de Washington os considerar como aliados na luta contra o Daesh.
Quanto à Síria, os possíveis fornecimentos de armas aos Curdos provocam protestos das autoridades de Damasco, pois, segundo as autoridades, os norte-americanos não têm direito de realizar a sua actividade sem aprovação do governo sírio. Consequentemente, a presença dos EUA no território do norte da Síria representa uma intervenção.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201705128374480-armamento-eua-curdos-siria-terrorismo/

* * *

Mais um bom sinal ideológico no Curdistão, parente étnico da Europa, aliado natural do Ocidente na região médio-oriental, ainda que a maioria dos Curdos continue a ser nominalmente muçulmana.