sexta-feira, abril 15, 2016

CIDADE MAIS TERCEIRO-MUNDIZADA DO PAÍS JÁ TEM UMA PRAÇA «HUGO CHAVEZ»...

A atribuição do nome do ex-presidente venezuelano, Hugo Chavez, a uma praça na freguesia de Alfragide, na Amadora, motivou, esta quinta-feira, fortes críticas da estrutura local do CDS/PP.
"Cobre-nos de vergonha esta decisão", escrevem os centristas na sua página do Facebook. "Ter o desplante de atribuir a uma praça da cidade o nome de Hugo Chavez é ultrapassar todos os limites", afirmou João Paulo Castanheira, líder da bancada do CDS-PP na Assembleia Municipal.
Esta posição merece "profunda estranheza" por parte do executivo liderado por Carla Tavares (PS). Fonte oficial da Autarquia disse ao JN que o processo começou em 2013, quando foi aprovado, em Assembleia Municipal, um voto de pesar pela morte do ex-presidente venezuelano, acompanhado de uma recomendação ao município para atribuição de toponímia. A proposta da CDU foi aprovada por maioria, com a abstenção do CDS-PP.
Em Maio de 2015, explica a mesma fonte, "a comissão de toponímia - que integra as forças políticas com assento na Câmara: PS, CDU e coligação Amadora Mais (PSD/CDS-PP) - aprovou, entre outras personalidades, a atribuição do nome de Hugo Chavez a uma rua do município".
A referida praça foi inaugurada na última terça-feira, a propósito da visita do embaixador da Venezuela em Portugal, que esteve na Amadora a assistir a uma aula da Orquestra Geração, inspirada no sistema de ensino daquele país da América do Sul.
*
Fonte: http://www.jn.pt/local/noticias/lisboa/amadora/interior/praca-hugo-chavez-causa-polemica-na-amadora-5126879.html

* * *

Não deve esquecer-se que o anterior chefe do CDS considerou Chavez como «amigo de Portugal» e até achou muito bem a cooperação com ele, como aqui se lê: http://www.jn.pt/politica/interior/paulo-portas-visitou-tumulo-de-hugo-chavez-3230318.html?id=3230318

Independentemente disso, a atitude do PS local é vergonhosa, especialmente vinda de uma área política que tudo fez para extirpar o nome de Salazar depois do 25 de Abril, alterando por exemplo o nome da ponte sobre o Tejo.

Há por isso que avançar e já, assinando esta petição: 

http://www.peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80710

Hugo Chavez foi um ditador que conduziu a Venezuela e a sua população à miséria. Ter em solo nacional uma praça com o seu nome é uma afronta à democracia. Como português rejeito que o seu nome esteja associado, nem que seja a um metro quadrado de chão de uma nação com mais de nove séculos de história.