sexta-feira, abril 15, 2016

MERKEL AUTORIZA ABERTURA DE PROCESSO CONTRA HUMORISTA QUE SATIRIZOU PRESIDENTE TURCO

A chanceler alemã, Angela Merkel, autorizou hoje a abertura de um processo contra um humorista por um poema satírico sobre o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, um caso que gerou críticas e divergências no governo e na sociedade.
Em causa está um poema satírico em que o humorista Jan Böhmerman relacionava Erdogan com actos de pedofilia e zoofilia.
O ato é punível com até três anos de prisão ao abrigo de um artigo do código penal alemão (103.º) sobre insultos a órgãos ou representantes de países estrangeiros, mas a abertura de um processo depende de um pedido de uma autoridade estrangeira, o que foi feito pela Turquia, e de uma autorização do governo federal.
*
Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/merkel-autoriza-processo-contra-humorista-pedido-pelo-presidente-turco-5128156.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Uma coisa é acusar alguém de pedofilia e zoofilia, outra é atribuir tais práticas a alguém de forma meramente jocosa e querendo na verdade passar outra mensagem completamente diferente. A segunda alternativa é a que define o acto do humorista, que quis atacar Erdogan pela violação turca dos direitos humanos. A atitude de Merkel constitui por isso um insulto à Liberdade de expressão e à soberania europeia diante do velho inimigo da Europa que aos olhos da elite político-cultural reinante no Ocidente parece passar por «moderna», «laica» e até «europeia».