sexta-feira, abril 15, 2016

FORÇAS ARMADAS HELÉNICAS EM ALERTA MÁXIMO CONTRA A TURQUIA


Durante três dias, a Força Aérea turca sobrevoou as ilhas gregas no Mar Egeu. Uma fonte do Ministério da Defesa grego disse que as Forças Armadas gregas começaram na Joves um treinamento de estado de alerta máximo.
Segundo a ordem do Ministro da Defesa Nacional da Grécia, Pános Kamménos, as Forças Armadas gregas começaram na madrugada de Joves um treinamento de verificação de prontidão para o combate por causa das provocações turcas, informou uma fonte no Ministério grego.
Durante três dias, a Força Aérea turca sobrevoou as ilhas gregas na parte nordeste do Mar Egeu. Embora a Força Aérea turca invada constantemente o espaço aéreo grego, desta vez as violações foram principalmente sobre o mar. Atenas considera os voos sobre as ilhas como uma provocação extremamente perigosa.
"Fizemos grandes manobras a fim de estarmos preparados. Historicamente, sempre que a Turquia tinha problemas internos, tentava-os exportar. Devemos estar preparados para isso", disse o interlocutor.
Informou também que as manobras estão a ser realizadas no norte da Grécia, perto da cidade de Kilkis, junto à fronteira com a Macedónia, por causa das acções das autoridades de Escópia (a capital macedónia). Ao mesmo tempo, o treinamento não está ligado, de maneira nenhuma, com a situação dos refugiados – "O Exército não interfere em assuntos internos, isso é um trabalho da Polícia", apontou a fonte.
"Tomamos sempre medidas caso haja alguma ameaça, devemos sempre estar em prontidão, pois as autoridades da República da Macedónia não modificaram a sua Constituição, precisamos de estar alerta", disse a fonte.
Atenas acredita que a Macedónia pode pretender os territórios do norte da Grécia – a Macedónia, uma região grega vizinha que recusa mudar o seu nome.
À pergunta sobre a duração dos treinamentos, o interlocutor respondeu: "Tanto tempo quanto for preciso. Os treinamentos serão realizados em todo o território da Grécia, incluindo nos pontos mais importantes".
A fonte também disse que o ministro Kamménos está no ministério desde a madrugada.
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras realizará na sexta-feira (15), uma reunião governamental do Conselho de Defesa e Política Externa por causa das provocações da Turquia, informou uma fonte do governo.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160414/4147783/grecia-alerta-maximo.html#ixzz45qY2gkyL

* * *

E é assim a Turquia, esse país «laico» e «europeu» que a maior parte da elite político-cultural reinante no Ocidente quer enfiar pela União Europeia adentro...
Quanto à Macedónia, para além das questões territoriais que sustenta contra a Grécia, convém notar que mais de trinta por cento da sua população é já muçulmana, talvez devido à grande presença étnica albanesa no país, o que mostra que já esteve mais longe a concretização do grande sonho turco-islâmico da transversal verde, ou seja, um «corredor» muçulmano que fosse da Turquia à Albânia e constituísse assim um fortalecimento altamente significativo da presença islamista na Europa.