sexta-feira, abril 15, 2016

GOVERNO PARECE QUERER APOSTAR NOS TRANSPORTES PÚBLICOS

O primeiro-ministro alertou hoje, na inauguração da estação do metro da Reboleira, Amadora, que as cidades têm de se habituar a “viver sem o automóvel” e defendeu a necessidade de reforçar o investimento na rede de transportes públicos. “As cidades levaram grande parte do século XX a habituarem-se ao automóvel e agora têm muito pouco tempo para se habituarem a viver sem o automóvel”, avisou António Costa.
O governante, que falava na inauguração do prolongamento do troço da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa, entre Amadora Este e a Reboleira, salientou que, devido ao agravamento das alterações climáticas, até 2050 será preciso “mudar o paradigma da mobilidade assente no transporte individual” pelo transporte colectivo e mobilidade suave. “O investimento feito nesta estação é muito mais do que a ligação da Reboleira ao centro de Lisboa”, realçou o primeiro-ministro, acrescentando que a obra representa “o primeiro grande terminal intermodal da Linha de Sintra”, com “a integração da linha de comboio com a linha do metro, com o serviço de transporte rodo-ferroviário, [e] com o apoio à mobilidade suave, pedonal e ciclável”. António Costa recordou que o Governo decidiu manter o metropolitano e a transportadora rodoviária Carris na esfera pública e que chegou o momento de descentralizar para os municípios e para a Área Metropolitana de Lisboa a gestão das duas empresas. “Estes 40 anos de poder local democrático só nos têm ensinado uma coisa: sempre que o Estado transferiu competências para as autarquias, essas competências foram exercidas com melhor eficiência do que eram exercidas pelo Estado”, frisou.
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, notou que o país “ainda não deu o salto necessário para a construção de um novo padrão de mobilidade urbana e metropolitana”. “No que toca a procura dos serviços do Metro e da Carris, esta caiu 25% durante a legislatura do anterior Governo. Uma percentagem só por si preocupante, mas ainda mais quando essa representa um decréscimo de cerca de 60 milhões de viagens por ano”, enunciou. O responsável pela tutela dos transportes adiantou que, como prevê o Orçamento do Estado para 2016, “é uma evidência a necessidade de contratação de 30 trabalhadores para a Metro de Lisboa, devendo esse processo ser iniciado no imediato”. “Este Governo é também muito claro na sua ambição de descentralização de competências em matéria de mobilidade”, reiterou João Matos Fernandes, esclarecendo que “cabe ao poder local a organização do transporte local e regional” e à Área Metropolitana de Lisboa “a organização do sistema de transporte a nível regional e a definição do serviço de transporte público que se pretende para a região”.
A nova estação entrou em funcionamento às 13 horas e prolonga a Linha Azul da rede de metro, criando um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra. O prolongamento do troço até à Reboleira, numa extensão de 594 metros, representa um investimento de 59,9 milhões de euros, comparticipados em 43,4 milhões pela Comissão Europeia. A ligação do metro à Linha de Sintra facilitará as deslocações e contribuirá “para atingir o objectivo da União Europeia da descarbonização do transporte”, afirmou, em comunicado, a comissária da Política Regional, Corina Cretu. Representantes dos trabalhadores do metro aproveitaram a inauguração para reclamar ao Governo o cumprimento de “um conjunto de promessas feitas”, nomeadamente da retirada da denúncia do contrato colectivo de trabalho e a admissão urgente de novos funcionários. Segundo o metro, o prolongamento a partir da actual estação de Amadora Este, na Falagueira, vai permitir “viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal em 19 minutos e entre Reboleira e Baixa-Chiado em 24 minutos”. A Linha Azul passa a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa) 
*
Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/primeiro-ministro-quer-cidades-desabituem-dos-carros/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Até falou bem, o fulano que agora manda «nisto». Há que promover os transportes públicos, contrariando a sanha «privatista» de quem preferiu, na legislatura anterior, fomentar o transporte privado, aumentando a poluição (não admira, o copinho-de-eite Portas ficava muito irritado até com a iniciativa «dia europeu sem carros»). 

Agora falta saber se este primeiro-ministro também prescinde da sua viatura no seu dia-a-dia urbano...