segunda-feira, março 21, 2016

TURQUIA JÁ ESTREITA LAÇOS COM O IRÃO?

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20160320/3869057/reviravolta-turquia-ser-amiga-do-ira.html#ixzz43Zi26MD8
*
Os últimos meses não têm passado particularmente bem para a Turquia. Ancara tem de lidar com a contra-resposta às suas decisões de cortar os laços com Moscovo, apoiar os radicais na Síria e reprimir os Curdos. Mas a liderança turca parece estar a aprender da maneira mais difícil que a diplomacia é melhor do que os combates.
Pelo menos essa é a impressão com que se fica das tentativas da Turquia de restabelecer os laços com o Irão, apesar das relações frias entre os dois países, principalmente no que tange à Síria. Teerão, aparentemente, não tem nada contra.
"É no contexto das múltiplas falhas /da política turca/ que devemos analisar a viragem diplomática ‘positiva’ da Turquia para o Irão", escreveu o analista político Salman Rafi Sheikh no portal analítico russo New Oriental Outlook.
No início de Março, o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu fez uma visita oficial ao Irão. Os seus comentários sobre a Síria visaram aparentemente fazer as pazes.
"Nós não queremos que a Síria seja dividida em pequenos Estados, e chegámos a um acordo com as autoridades iranianas… que essa desintegração não iria acontecer e que a Síria iria continuar a sua existência como país poderoso», disse Davutoglu, citado pela agência de notícias iraniana Fars.
A Turquia tem demonstrado forte oposição ao governo do presidente Bashar Assad e tem apoiado grupos terroristas que o estão a tentar derrubar. Além disso, há pouco tempo, Ancara alegadamente planeava enviar as forças terrestres para o norte da Síria.
Em Saturnes (19), o ministro das Relações Exteriores do Irão, Mohammad Javad Zarif, reuniu-se com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o presidente turco e o ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, durante a sua visita de um dia a Istambul. Zarif chamou à Turquia «um vizinho muito importante", acrescentando que «os altos funcionários do Irão dão importância especial às relações com a Turquia».
Ambos os países enfatizaram que querem promover a cooperação em diversas áreas, incluindo a economia, energia e segurança. A Turquia, de acordo com o especialista, precisa do Irão como fonte alternativa de petróleo e gás. Ancara também espera que o Irão possa ajudar a Turquia a resolver a questão curda, uma vez que ambos os países vão fazer todos os esforços para evitar que o grupo étnico crie um Curdistão independente.
Por sua vez, «o Irão tem certeza de que a Turquia perdeu a guerra na Síria e que Ancara está prestes a começar uma nova fase na sua política", explicou Salman Rafi Sheikh, acrescentando que ambos os países querem receber um maior acesso aos mercados um do outro. «A elite empresarial turca vê no Irão, assim como os empresários europeus, um grande mercado para investir», acrescentou.
O analista advertiu que esta diplomacia provavelmente vai resultar numa união frágil de conveniência, que poderá quebrar-se facilmente em caso de certas evoluções geopolíticas.

* * *

É uma união frágil de conveniência, diz o texto, se entretanto as diferenças religiosas relativas entre o Irão e a Turquia não acabarem por ser fortemente ultrapassadas em nome da comum causa islamista, que os dinamiza cada vez mais...
Em qualquer caso, a sua cooperação, categoricamente contrária à soberania curda, é, por isso mesmo e não só, contrária à protecção do Ocidente.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O MEDO DO CURDISTÃO PASSOU A SER MAIOR QUE O MEDO DA SÍRIA

21 de março de 2016 às 22:07:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home