sexta-feira, março 18, 2016

TOUREIRO CONDENADO POR INVESTIR A CAVALO CONTRA MANIFESTANTES


Marcelo Mendes vai ter de pagar multa de 720 euros no processo da manifestação anti-tourada ocorrida em 2012 (c/áudio).
O tribunal de Estarreja deu como provado que o cavaleiro tauromáquico investiu o cavalo duas vezes contra o grupo presente junto a uma praça desmontável, na praia da Torreira.
As imagens do pânico de meia centena de activistas, em Setembro de 2012, ficaram gravadas pela televisão local Ribeirinhas (ver). Num segundo momento, o cavalo é visto a perseguir um manifestante.
O juiz deu como provado que foram arremessados objectos e proferidas palavras de ordem no decurso da manifestação.
Mas não teve dúvidas em atribuir as investidas à direcção de comando do cavaleiro, de modo a desmobilizar o grupo, condenando o arguido, até agora primário, pelo crime de coacção na forma tentada ao pagamento de 120 dias de multa (o máximo eram 240) a seis euros diários, perfazendo 720 euros.
Já os depoimentos das testemunhas de defesa não foram tidos em conta, atendendo a que "eram todas figuras ligadas à tauromaquia".
O tribunal considerou "determinante" o relatório de um perito, médico-veterinário, que analisou o vídeo, concluindo que é o cavaleiro, com as pernas, que dá indicações para direccionar o equino para os activistas "e provocar a desmobilização" dos mesmos. Nota ainda a perícia, que o cavalo não apresentava sinais de fuga ou stress, como era alegado pelo arguido.
Para o juiz, não ficou provado que o arguido esforçou-se por tentar controlar e parar o equino.
A defesa aludia a provocações e arremesso de torrões, pedras e cabaças e ilibava o cavaleiro da investida, "porque o cavalo se assustou e não foi possível acalmá-lo.
À saída do tribunal, Marcelo Mendes manteve a sua versão. Por isso, a defesa vai apresentar recurso para a Relação do Porto [ouvir declarações em anexo nas galerias relacionadas].
O processo da manifestação na Torreira chegou a julgamento depois de atendido o recurso do Ministério Público, após uma primeira decisão judicial de não pronúncia.

*
Fonte: http://www.noticiasdeaveiro.pt/noticias/show.aspx?idcont=39123&title=cavaleiro-tauromaquico-condenado-por-investir-contra-manifestantes&idioma=pt   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)