domingo, março 13, 2016

EXTREMA-DIREITA GANHA TERRENO NA ALEMANHA

Fonte: http://observador.pt/2016/03/13/angela-merkel-sofre-derrota-pesada-nas-eleicoes-regionais/
*
A CDU de Angela Merkel perdeu para os Verdes em Baden-Württemberg e foi derrotada pelo SPD em Rheinland-Pfalz. Merkel só conseguiu manter o poder em Sachsen-Anhalt. O partido nacionalista AfD subiu.
Estão a sair os resultados das primeiras sondagens à boca das urnas numas eleições regionais em que as políticas relacionadas com os refugiados estiveram em foco. O mau resultado para os conservadores de Angela Merkel está a ser noticiado pela televisão ARD.
O partido de extrema direita, anti-imigração, AfD (Alternativa para a Alemanha) ganhou terreno nas três eleições regionais. O partido euro-céptico obteve 23% em Sachsen-Anhalt, 12,5% em Baden-Württemberg e 11% em Rhineland-Palatinate.
"Nós temos problemas fundamentais na Alemanha, e foi por isso que tivemos este resultado eleitoral”, afirmou Frauke Petry, líder do AfD, em declarações citadas pelo Financial Times. 
Eis como se repartem os primeiros resultados.
Em Baden-Württemberg (Bade-Vurtemberga), os Verdes obtiveram 32%, a CDU 27,5%, o SPD 13%, o AfD 12,5% e o Partido Democrata Livre (FDP) 8%.
Em Rheinland-Pfalz (Renânia-Palatinado), o SPD venceu com 37,5%, a CDU de Merkel teve 32,5%, o AfD 11%, os Verdes 5,5% e o FDP 6%.
Em Sachsen-Anhalt (Alta Saxónia), CDU com 29% (menos do que na eleição anterior), 23% para o AfD, 11,5% para o SPD.
O SPD, parceiro minoritário de Merkel no governo, também não tem muitas razões para sorrir com estes resultados. Em Baden-Württemberg, o terceiro maior dos 16 estados federais da Alemanha, o SPD teve o pior resultado de sempre: 13%.

* * *

Mais uma vez, a Democracia mostra que é potencial aliada do Nacionalismo. Não surpreende que isto aconteça, dado que o Nacionalismo é a tendência política com mais potencial de crescimento no seio do Povo, precisamente porque constitui a própria essência do espírito tribal vertido em forma sistemática e organizada. 

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2016/03/12/casos-de-hepatite-a-fazem-temer-epidemia-enquanto-grecia-recoloca-refugiados/

13 de março de 2016 às 21:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Expectável!

No outro dia, li num jornal uma breve entrevista a não me lembro quem que disse que na Holanda, onde vivia, devido à mania dos políticos quererem ser mais "humanitários" que o próximo colega nesta questão dos refugiados, a haver eleições nesse dia, a chamada Extrema-Direita ganharia. Sintomático, nada mais.

13 de março de 2016 às 22:57:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home