domingo, março 13, 2016

PNR SOLIDÁRIO COM OS SUINICULTORES PORTUGUESES

Na passada Sexta-feira (11 de Março), os suinicultores pararam Lisboa, numa manifestação que teve um misto de revolta e indignação.
A história é fácil de contar e de se perceber. Noutros tempos, Portugal produzia o suficiente para o consumo nacional. Hoje, produz cerca de 50% das nossas necessidades, tudo graças às leis que os ditadores de Bruxelas nos impõem e a governos que não sabem nem souberam apoiar este sector e o sector agrícola.
Em Espanha, a produção é excedentária e, depois de abastecerem os mercados locais, os produtores espanhóis estão dispostos a vender a carne de porco a preços de saldo, que é aproveitado pelas grandes superfícies, que não respeitam a rotulagem, vendendo muitas das vezes carne importada por nacional.

Para agravar a crise, veio o embargo russo aos produtos europeus, acabando assim com a possibilidade de os produtores nacionais venderem alguma carne a preços que depois compensassem o baixo lucro obtido com a concorrência espanhola.
Estamos a falar de um sector que emprega mais de 200 000 pessoas em trabalho directo e indirecto.
Apesar das promessas e das reuniões, até hoje nada foi feito para proteger os produtores nacionais, que estão nas mãos dos agiotas das grandes superfícies.
Por um lado, o “feitor de Bruxelas” impede a protecção da produção nacional, por outro lado, quem fiscaliza não actua com mão-de-ferro, no que respeita à rotulagem dos produtos que legisla, não prevê a aplicação de multas severas aos prevaricadores e, por fim, quem nos dirige não quer ou não consegue uma política verdadeiramente impulsionadora da nossa agricultura e para a qual o nosso país possui condições de excelência.

O PNR está solidário com a luta dos suinicultores defendendo:
– A abertura de uma linha de crédito a custo zero, para impulsionar o sector;
– Leis mais duras e maior fiscalização para quem não respeita a rotulagem;
– Publicidade apelando a que os portugueses consumam produtos nacionais;
– Promover a produção nacional no estrangeiro, sobretudo fora da Europa para procurar novos mercados.

Partilhe

*

Fonte: http://www.pnr.pt/manifestacao-dos-suinicultores/