domingo, março 13, 2016

MANIFESTAÇÃO NACIONALISTA EM CALAIS CONTRA A ENTRADA DE ALEGADOS REFUGIADOS



Em França, mais de cem manifestantes bloquearam diversas estradas para o acesso de imigrantes ao porto de Calais. Exibindo cartazes dizendo «Alto à invasão da Europa», «Vão para casa», «Defenda-se Calais», «No way» («Nenhum caminho»), e emblemas identitários - nomeadamente o lambda, símbolo de Esparta, a primeira e grande resistência ocidental a uma invasão oriental - bradaram frases força de apelo à defesa da sua cidade. 
O protesto começou no Facebook com a comunidade «Génération Identitaire», ou Geração Identitária (GI), grupo de cariz nacionalista e anti-imigração. Segundo este colectivo, mais de cento e trinta pessoas participaram na iniciativa. Pelo menos doze destes foram detidos pela polícia anti-motim, segundo a GI, que afirma ter tomado controlo de três pontes que conduziam à cidade.
Sobre o que se passa em Calais, diz o GI: «Durante meses, Calais tem sido um símbolo... da verdadeira invasão que confronta o continente» lembrando que a cidade tem sido palco de «ataques contra a polícia, contra motoristas de camião, motins, desintegração total da vida social e da economia.»
Culpando os líderes de França e do resto da Europa pelo que aí sucede, prometem algo: «Uma vez que estes governos recusam proteger o povo restaurando as fronteiras... irão ver as pessoas a construir barricadas! Tal como esta manhã em Calais».
*
Fonte: https://www.rt.com/news/335338-calais-fire-migrants-protest/   -   Página com vídeos incorporados, mostrando um deles como se faz resistência passiva às autoridades quando se trata de persistir num protesto.