domingo, março 13, 2016

PRIMEIRA-DAMA DA TURQUIA DIZ QUE O HARÉM ERA «UMA ESCOLA PARA PREPARAR AS MULHERES PARA A VIDA»

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/03/10/primeira-dama-da-turquia-defende-o-harem-como-uma-escola-para-preparar-as/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
Emine Erdogan, esposa do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, afirmou esta quarta-feira que o harém otomano, era “uma escola para preparar as mulheres para a vida.”
Segundo as televisões turcas, as declarações da primeira-dama foram feitas durante um evento oficial com sultões otomanos em Ancara.
O comentário de Emine Erdogan sobre o papel dos haréns foi alvo de duras críticas nas redes sociais e muitos tweeters recorreram ao humor para fazer piadas sobre a condição que a primeira-dama da Turquia advoga para as mulheres.
No Império Otomano, as mulheres do harém eram propriedade do sultão e tinham o papel de confidentes e escravas sexuais que recebiam educação em literatura e arte, mas apenas para o prazer do sultão.
Tal como o marido Recep Erdogan, Emine é uma muçulmana devota, admiradora da grandeza do Império Otomano, sobre as ruínas do qual foi construída a actual República laica da Turquia.
Os comentários da primeira-dama estão em consonância com o retrocesso que o presidente turco apoia, mas chocam com a liberdade e respeito que grande parte da população tem defendido para as mulheres turcas através de protestos em massa.

* * *

É de esperar que agora haja viva indignação em toda a Europa por se ver uma primeira-dama «europeia», de um país «laico e progressista», tão bom para entrar na União Europeia, a fazer uma declaração destas... e se não houver, enquanto os opinadores se entretêm a bater no Trump, então o escândalo vai ser ainda maior, mas será um escândalo mudo - uma vergonha para quem se calar sobre isto enquanto fala doutras coisas.
Por outro lado, o último parágrafo do artigo acima transcrito já não é mau sinal - começa a haver na imprensa quem se atreve a dizer o que a Turquia tem de facto mostrado.
É

1 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

Ainda não consegui encontrar nenhum artigo ou escrito feminista a condenar as declarações da primeira-dama turca. Mas tenho a certeza que não deve tardar, as feministas nunca falham a condenar estas islamices...

13 de março de 2016 às 20:16:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home