sexta-feira, março 11, 2016

RÚSSIA CONGELOU ENTREGA DE MÍSSEIS AO IRÃO POR CAUSA DE ISRAEL?

Rússia e Irão assinaram um contrato de compra de sistemas russos de defesa anti-aérea S-300 por Teerão, com data de entrega a ser anunciada em breve, declarou nesta Joves (18) o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas iranianas Hassan Abadi Feyruz.
"O contrato de entrega de sistemas S-300 foi assinado. No entanto, os prazos de envio e recebimento serão anunciados em breve" – disse Feyruz.
(...)
O contrato de entrega dos sistemas russos ao Irão tinha sido assinado ainda em 2007, mas acabou por ser anulado anulado após o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado a Resolução 1929 com sanções ao Irão, em 2010. Apesar disso, em Abril de 2015 o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto permitindo que o acordo fosse retomado. Em Julho daquele ano, o levantamento das sanções contra a República Islâmica abriu as portas para que a venda fosse finalmente concluída.
O descumprimento do primeiro contrato em 2010 fez com que Teerão abrisse um processo judicial contra Moscovo, no valor de US$ 4 biliões. Com a retomada do acordo, no entanto, as partes chegaram a um acordo e acção foi retirada.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/defesa/20160218/3617665/russia-ira-assinatura-contrato-entrega-misseis-s-300.html#ixzz42XULOr5m

Ora, segundo esta notícia mais recente - agradecimentos a quem aqui a trouxe - http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4774679,00.html, parece que afinal Moscovo suspendeu novamente a entrega dos mísseis ao país dos aiatolas, depois de alegadamente ter recebido informações dos serviços secretos israelitas segundo as quais os mísseis na posse do Irão estavam a ser transferidos para a organização terrorista muçulmana anti-sionista Hezbollah, ou seja, as autoridades de Teerão estariam a falhar na sua parte do acordo de não fornecer armamento ao citado grupo islamista. 

Se de facto assim foi, a Rússia está nisto de parabéns por não enviar armamento perigoso para as mãos de islamistas, seja por respeito a Israel ou por simplesmente não querer que haja armas de grande poder destrutivo nas mãos de muçulmanos radicais...