quarta-feira, dezembro 09, 2015

BATALHA DO NIVE - VITÓRIA DE ALIANÇA DE PAÍSES LIVRES CONTRA UM IMPÉRIO

A Batalha do Nive (9 a 13 de Dezembro de 1813) foi travada no final da Guerra Peninsular. Os exércitos Anglo-Luso e Espanhol sob o comando de Arthur Wellesley, Marquês de Wellington, conhecido como «Duque da Vitória», derrotaram o exército francês do Marechal Nicolas Soult numa série de batalhas perto da cidade de Bayonne.
Excepcionalmente, para a maior parte da batalha, Wellington permaneceu com a Reserva delegando o comando aos mais experientes tenente-generais Rowland Hill e John Hope.
*
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Nive

*

De acordo com a fonte acima, morreram mais soldados portugueses (409) do que britânicos (278) e espanhóis (5) juntos. Nesse mesmo ano, Wellington escreveu uma carta a lorde Liverpool em que se referia aos soldados portugueses como «galos de combate»: «Não obstante, os Portugueses serem agora os galos de combate do exército, creio que devemos os seus méritos mais ao cuidado que temos tido com os seus bolsos e barrigas, do que com a instrução que lhes demos.» (Fonte: http://www.cilt.pt/pt/publicacoes/detalhe/19)

Mais um episódio violento da História europeia, eventualmente dramático, mas com final feliz - a derrota de pretensões imperiais sobre países livres, lição que teria um século mais tarde de ser repetida, e pelo menos mais duas vezes.