quarta-feira, dezembro 09, 2015

O CALIFADO PREPARA-SE BUROCRATICAMENTE PARA SER UM ESTADO SOBERANO

Um manual secreto do ISIL revela que o grupo quer construir um estado entre o Iraque e a Síria, com governo, moeda e programa económico próprio, adianta o site do diário britânicoThe Guardian. Com 24 páginas, o documento a que o jornal teve acesso, define um modelo para estabelecer relações diplomáticas, mantendo o controlo sobre o petróleo, gás e outras partes vitais da economia.
Intitulado Princípios para a Administração de um Estado Islâmico, e escrito no ano passado,o manual confirma as aspirações do ISIL a ser um Estado reconhecido e a forma como se conseguiu destacar como o grupo jihadista mais rico e desestabilizador dos últimos 50 anos. Ali se vislumbra como se desenvolveu um grupo que, apesar de se manifestar por uma violência brutal, é igualmente definido por questões como saúde, educação, comércio, comunicação e empregos.
No momento em que se intensificou a guerra aérea do Ocidente contra alvos do ISIL na Síria, torna-se evidente que a guerra não se vai apenas travar no campo de batalha - e que o ISIS já é muito mais do que a soma dos seus combatentes.
Escrito entre Julho e Outubro de 2014, este manual detalha ainda como vão ser construídos campos de treino separados para tropas regulares e combatentes veteranos. E ali se adianta ainda que será dada informação detalhada sobre as "tecnologias do inimigo" e como os seus soldados podem tirar partido disso. Só o departamento para administrar os campos militares, como está descrito, vai bem além das capacidade da Al-Qaeda no Afeganistão depois dos ataques às Torres Gémeas.
O documento revela ainda a intenção assumida daquela organização em treinar crianças para a guerra. Segundo o texto escrito por um egípcio chamado Abu Abdullah, as crianças irão ter porte e treino de armas leves - e a partir deles, serão seleccionados os melhores para patrulhas e postos de controlo. O texto destaca ainda a necessidade de alcançar uma cultura unificada,abrangendo nativos e estrangeiros.
Sobre a origem do documento, o the Guardian adianta apenas que lhe chegou via um empresário que estaria a negociar com o ISIL, via o académico Aymennal-Tamimi, que trabalhou durante o ano passado para compilar a mais completa lista de documentos sobre o Isil disponíveis ao público. Por razões de segurança, o jornal não pode revelar mais informações sobre o dito empresário, que resgatou perto de 30 documentos, incluindo uma demonstração financeira de uma das maiores províncias já controladas pelo Isil.

LINK - Os documentos de que se fala


*

Fonte: http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2015-12-07-Documentos-ineditos-revelam-como-o-Daesh-esta-a-formar-um-Estado

* * *

Só se pode surpreender quem não souber o que é o Islão ou quem acredite na treta de que aquilo no ISIL não são muçulmanos a sério mas nada mais que meia dúzia de fanáticos ignorantes que só querem era dar uns tiritos... aquilo é, na verdade, a concretização do que milhões e milhões de muçulmanos no mundo inteiro esperavam há séculos. O ISIL teria por isso de ser um ideal sedutor no seio das massas populares de credo maometano. E ainda a procissão vai no adro.