terça-feira, julho 14, 2015

JOGOS INDÍGENAS

Agradecimentos a quem aqui trouxe este tema: http://www.jogosmundiaisindigenas.com/etnias
*
No primeiro certame dos Jogos Mundiais Indígenas (JMI), em vias de ser realizado no Brasil, participam Povos de todo o mundo, como seria de esperar. Pode ler-se (em Brasileiro) o seguinte, na página oficial do evento:

«Depois do sucesso da Copa do Mundo, o Brasil se consolida como sede de grandes eventos esportivos. O próximo desafio será a realização dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontecerão de 23 de Outubro a 1 de Novembro de 2015 em Palmas (TO), com a presença de mais de dois mil atletas de 30 países. Ao todo serão 13 dias de programação, sendo que nos primeiros três dias de evento, todas as etnias brasileiras e estrangeiras participarão de uma excursão pelos pontos turísticos de Palmas, como forma de ambientação, socialização e integração dos participantes do evento com a comunidade de nossa cidade.
Com o mote “Em 2015, somos todos indígenas”, a capital do Tocantins está se preparando para receber atletas de dezenas de etnias de todo o mundo. Foi criada a Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas, responsável por toda a organização do evento. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Austrália, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias devem participar da competição.(...)

Isto é dar por adquirido que os indígenas existem e devem ser protegidos. E é verdade, sem dúvida.
É também dar por adquirido que «indígenas» são as gentes exóticas e primitivas, maioritariamente escurinhas, de várias partes do mundo - e é portanto deixar implícito que outros Povos não são indígenas. Constata-se que não está presente nestes Jogos nenhuma etnia europeia. O único país europeu cuja presença se confirmou já é a Rússia, mas os Povos que a Rússia leva ao evento são de origem não europeia. Talvez a Noruega participe - com os Lapões? - mas nada disso consta do sítio internético oficial dos JMI.
Ora a verdade é que todos os Povos da Europa são indígenas, tanto ou mais que vários dos primitivos dados como indígenas. Toda e qualquer consideração a respeito da salvaguarda dos direitos indígenas aplica-se por isso a todos os Europeus - e negá-lo, até ignorá-lo, é estar a colaborar, voluntariamente ou não, com o desenraizamernto ou até a eventual supressão das estirpes europeias. Consciencializar o cidadão europeu de que também ele é um indígena constitui precisamente uma das tarefas vitais do Movimento Nacionalista, como já aqui foi dito, mais concretamente neste tópico, http://gladio.blogspot.pt/2011/07/kemp-sobre-defesa-dos-indigenas.html, talvez noutros também.



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Noruega se participa, é certo que é com Lapões, porque não são brancos europeus, são de origem asiatica e porque têm um estilo de vida antigo.

É ridiculo que para esta gente os europeus não tenham lugar. Tambem temos vestimentas tradicionais, modos de cozinhar tradicionais, casas tradicionais, etc. É um grande acto racista e xenofobo não convidarem Europeus. Mas enfim, com a propaganda e lavagem cerebral dos dias de hoje, é natural pensar-se assim.

Todos tem lugar menos nós. Os indigenas Europeus não podem ter direito a terras, reservas exclusivas como os coitados dos indigenas americanos e brasileiros e australianos e muitos outros. Nos se queremos ter somos racistas e nazis e nao faz sentido preservar a identidade porque nao ha raças e é muito melhor misturarmo-nos e nao nos devemos preocupar com isso. Mas eles os nao europeus ja podem ter direito a preservaçao e a pedir terras e etc..

15 de julho de 2015 às 04:35:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home