terça-feira, junho 02, 2015

NA SUÉCIA - PARTIDO DOS DEMOCRATAS SUECOS É CADA VEZ MAIS POPULAR

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20150601/1185351.html
*
Duas recentes pesquisas de opinião pública, promovidas pela organização You Gov e pelo instituto norueguês Sentio, revelaram que o partido nacionalista “Democratas Suecos” tem actualmente a simpatia de, respectivamente, 19,7% e 19,4% do eleitorado da Suécia.
Em paralelo a isso, segundo escreve o jornal sueco Östersundsposten, os partidos no poder dos social-democratas e dos verdes vêm perdendo gradativamente o apoio do público, e hoje contam com a aprovação de aproximadamente 30% dos eleitores. Sendo assim, pode-se dizer que o actual governo de Stephen Leuven é apreciado por menos de um terço dos suecos, apesar de a sua chegada ao poder ter acontecido há apenas oito meses.
Resultados de pesquisas do instituto de opinião pública Sifo indicavam ainda no início do ano que os “Democratas Suecos” eram apoiados por 13,9% dos eleitores do país. Já no final de Março, o jornal sueco Aftonbladet publicou uma matéria apontando para um índice de 16%.
A julgar pelos números, a popularidade do partido nacionalista vem crescendo a passos largos na Suécia – quase 1% ao mês. Resta, então apenas esperar que o actual governo seja forçado a dar lugar a um a uma política bastante diferente da observada hoje em dia no país. E pelo que tudo indica, isso poderá acontecer já muito em breve.
O partido "Democratas Suecos" teve a sua origem em 1988, ano em que segundo dados oficiais obteve cerca de 0.02% dos votos do eleitorado nacional. O seu crescimento vertiginoso dos últimos anos deu-se em grande parte em função das reformas iniciadas em 1995 com o intuito de tornar a imagem do partido mais aceitável e moderada perante o eleitorado.
O programa conservador do partido defende uma nova política de imigração e interacção pois afirma que as actuais medidas têm criado sociedades paralelas dentro do país, o que ameaça a identidade cultural sueca, segundo afirmam.

* * *

E lembrar que ainda há poucos anos se dizia que «ai os Suecos são diferentes do resto da Europa, lá a Extrema-Direita não pega, os Suecos não são racistas!»... 
O povinho, a massa popular, é mesmo assim... seja onde for, até no mais tranquilo e pacífico e aburguesado dos países, o maior potencial político no seio do povo é o da atitude de favorecer a sua própria gente, o Nós. Trata-se da postura que consiste em pôr a sua própria estirpe em primeiro lugar, o tribalismo - e a versão política e organizada desta tendência é precisamente o Nacionalismo. Por esse motivo, quanto mais democrática for uma sociedade, mais poder terá aí, a médio ou longo prazo, o ideário nacionalista.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, tu acreditas em existência apos a morte?

3 de junho de 2015 às 15:22:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

O quê!? Até na Suécia a Democracia fortalece o Nacionalismo?... Não pode ser... esta sondagem só pode ser uma tramóia sionista!

4 de junho de 2015 às 00:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ou então é por, por isso, por coiso, por «circunstâncias» (sic).

4 de junho de 2015 às 14:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Caturo, tu acreditas em existência apos a morte?»

Acho-a perfeitamente possível.

4 de junho de 2015 às 15:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Acho-a perfeitamente possível."

Mas não do modo como os cristãos, certamente.

4 de junho de 2015 às 16:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os cristãos é que mais tarde poderão ter copiado o modo dos pagãos... Acredito que é possível a existência eterna após a morte, de preferência num paraíso sem fim.

4 de junho de 2015 às 17:31:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home