segunda-feira, junho 01, 2015

... COMEÇA O MÊS DE JUNO...


Juno e Argus, de Peter Paul Rubens, 1610, Flandres

Pensou-se em tempos que o nome «Juno» derivaria do teónimo Iove, ou Jove (Júpiter), tal como Diuno e Diove derivariam de Diovona. No início do século XX foi proposta uma derivação a partir de Iuven (tal como no latim Iuvenis, «Juventude») através de uma forma sincopada de  Iūn- (como em Iūnix, que é «Vitela», e Iūnior, que é «Júnior»). Esta etimologia tornou-se amplamente aceite.
Iuuen- está relacionado com o latim aevum e com o grego aion (αιών) através de uma raiz comum indo-europeia referindo um conceito de energia vital ou «tempo fértil». O Iuvenis é o que tem a plenitude da força vital. Nalgumas inscrições, o próprio Júpiter é designado Iuuntus, e um dos epítetos de Júpiter é Ioviste, forma superlativa de Iuuen-, significando «O mais jovem». Iuventas, «Juventude», foi uma das duas Deidades que Se recusou a deixar o Capitólio quando o edifício do novo Templo de Júpiter Capitolino exigiu a «exauguratio» ou «profanação», remoção das Divindades que anteriormente ocupavam o sítio. Tal como a Sua equivalente helénica, HeraJuno é Deusa do Amor e do Casamento. 
Antigas etimologias, na Antiguidade, ligavam o teónimo «Juno» ao latim Iuvare, «Auxiliar, Ajudar» e Iuvenescendo, «Rejuvenescer», por vezes associado à renovação da Lua nova e da minguante, eventualmente indicando uma relação da Lua com a Deusa.

Fonte: Wikipedia