terça-feira, junho 02, 2015

BANDEIRA DO ESTADO ISLÂMICO HASTEADA EM SOLO EUROPEU - BÓSNIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20150601/1180045.html
*
A bandeira preta e branca do grupo terrorista Estado Islâmico apareceu numa pequena aldeia da Bósnia e provocou preocupação visto que o número de bósnios que se dirigem ao Iraque e à Síria para se juntar ao EI está aumentando.
Tamas Fodor, chefe das Relações Exteriores do partido húngaro Jobbik disse à revista italiana Il Giornale:
"Muitas pessoas nos Balcãs estão recrutando jovens para participar nos combates na Síria e no Médio Oriente. Anteriormente combatiam em vários grupos fundamentalistas e agora combatem pelo Estado Islâmico. Embora no ano passado o governo bósnio e de outros países nos Balcãs tenha adoptado leis contra os combatentes estrangeiros, o problema continua com os combatentes que retornam."
No início de Maio a Força Especial da Bósnia realizou uma série de incursões na pequena aldeia de Gornja Maoca após os média locais terem publicado fotos de casas com bandeiras do Estado Islâmico. Mas quando a polícia chegou, as bandeiras desapareceram. O porta-voz do serviço de investigação e de segurança do Estado (SIPA), Kristina Jozic, disse que, quando a polícia chegou, “as bandeiras foram retiradas.”
Dezenas de pessoas foram capturadas na Sérvia por suspeita de ter lutado na Síria e a polícia confiscou materiais de propaganda usada para recrutar combatentes estrangeiros e informação sobre armamentos e equipamento individual.

Gornja Maoca é uma aldeia isolada perto da cidade de Brcko, controlada pelos fundamentalistas muçulmanos locais apoiantes do wahhabismo.
De acordo com a Inteligência da Bósnia, 150 islamistas bósnios combateram no Iraque e na Síria e 50 jihadistas já teriam retornado. Outras 26 pessoas capturadas numa incursão contra wahhabitas são suspeitas de participar em acções de grupos jihadistas na Síria e no Iraque em 2014, bem como de recrutar militantes na Bósnia.

Em Outubro de 2012 um movimento sérvio ligado ao islamismo local abriu fogo contra a Embaixada dos EUA em Sarajevo.
“Quando voltam aos Bálcãs vindos da Síria e do Iraque, trazem a sua ideologia para as aldeias governadas por wahhabitas e salafistas”, disse Tamas Fodor.
"E mais do que tudo querem continuar a sua guerra. E como já vimos na aldeia de Ásotthalom, é fácil para eles viajar para a Europa Ocidental, se quiserem", sublinhou.
Segundo Fodor, "a imigração nos Balcãs poderá aumentar devido à crise política na Macedónia e a difícil situação económica em Kosovo, embora eu pense que a maior parte do fluxo virá mais uma vez do Médio Oriente e de África."
O think tank Centro para Estudos de Segurança em Kosovo (KCSS) estima que 232 residentes de Kosovo lutem nos grupos jihadistas na Síria e no Iraque. O relatório do centro afirma que a maioria deles se juntou aos militantes em 2013.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http:br.sputiniknewns.com/mundo/20150601/1185351.html

Elite reinante da suécia, dever está uma lástima agora, sem pode acredita que estão vendo imenso crescimento dos nacionalistas suecos em um dos países que sofreram uma severa lavagem cerebral multi-culturista.

2 de junho de 2015 às 20:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O link não abre.

2 de junho de 2015 às 21:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://br.sputiniknews.com/mundo/20150601/1185351.html
Tentar ser...

2 de junho de 2015 às 21:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já sei o problema..
http://br.spuniknews.com/mundo/20150601/1185351.html

2 de junho de 2015 às 21:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Continua a não dar. Obrigado pelo link, mas o melhor é pôr sempre o título, a acompanhar, para poder pesquisar no Google.

2 de junho de 2015 às 21:46:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home