terça-feira, fevereiro 08, 2011

O PNR CONTRA AS PORTAGENS NAS SCUT

É importante chamar-se a atenção para a falácia que nos tem sido impingida para se justificar o pagamento das portagens nas SCUT. Alegam eles, não ser justo que todos os portugueses financiem através dos seus impostos o custo das SCUT que são utilizadas “apenas” por uns milhares de condutores, impondo assim o argumento de “utilizador-pagador”.
(...)
Contra a injustiça actual, a má gestão e o puro roubo dos recursos nacionais, o PNR lembra que o dinheiro que o Estado recebe do imposto sobre os combustíveis chega para construir e reparar as estradas e auto-estradas de Portugal e ainda que a União Europeia concedeu grandes verbas para a construção de auto-estradas em Portugal, para beneficiar as regiões.
Na Alemanha, por exemplo, não há portagens. Ora, sabendo-se que a carga fiscal sobre os combustíveis na Alemanha não é maior que a portuguesa e que a rede rodoviária alemã é 10 vezes mais extensa que a portuguesa, perguntamo-nos porque é que em Portugal não se adopta o modelo alemão? Porque no modelo alemão, sendo o Estado a tutelar toda a manutenção das auto-estradas, não há lugar multiplicação das despesas por empresas parasita.

Assim, o PNR defende os seguintes pontos:

 - Extinguir todas as empresas parasitas que apenas distribuem tachos a uns quantos.
 - Optimizar a gestão da tutela das auto-estradas que deve ser estatal.
 - Devolver as Scuts aos Portugueses.
 - Retirar, progressivamente, as portagens das auto-estradas nacionais.
(Clicar aqui
para ler o resto.)

De facto, todo o País pertence por igual a todos os Portugueses, pelo que todos os contribuintes devem pagar todas as obras em toda a parte do País. O argumento do «utilizador-pagador» é por isso errado e divisionista, brotando, além disso, de uma lógica liberal que contraria a unidade da Nação.

2 Comments:

Blogger Anti-ex-ariano said...

«De facto, todo o País pertence por igual a todos os Portugueses, pelo que todos os contribuintes devem pagar todas as obras em toda a parte do País. O argumento do «utilizador-pagador» é por isso errado e divisionista, brotando, além disso, de uma lógica liberal que contraria a unidade da Nação.»

Bem, vou ter de fazer aqui um papel um bocado ingrato mas sinto-me obrigado a fazer uma ressalva: (...) todos os contribuintes devem pagar todas as obras em toda a parte do País, desde que as obras sejam feitas de forma equitativa e distribuída por todo o território nacional.

Caso contrário, haverá sempre lugar para separatistas. E nada é mais inimigo do nacionalismo que o separatismo, nem mesmo os antifas.

8 de fevereiro de 2011 às 19:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"E nada é mais inimigo do nacionalismo que o separatismo, nem mesmo os antifas."


os separatistas flamengos são cá uns "inimigos" do "nacionalismo belga" que vou-te contar...

9 de fevereiro de 2011 às 12:11:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home