RECORDAR E CELEBRAR A GLÓRIA DE DIU
Assinale-se neste mês mais um aniversário da batalha de Diu, travada a 3 de Fevereiro de 1509 entre os Portugueses e as forças islâmicas da região, como aqui se pode ler: de um lado, e em gravíssima inferioridade numérica, quase inverosímil, a tropa conduzida pelo vingativo D. Francisco de Almeida; do outro, as gentes do sultão de Gujarat, do sultão mameluco do Cairo, do sultão otomano Beyazid II e do samorim da época.
A vitória de Portugal foi retumbante e marcou uma época e um lugar - mercê de terem saído vencedores contra força tão superior em número, os Portugueses ganharam uma auréola de invencibilidade que muito contribuiu para o estabelecimento do seu poderio na região.
Tratou-se efectivamente de uma vingança bem sucedida do primeiro vice-rei da Índia, D. Francisco de Almeida, que no ano anterior, 1508, perdera o seu filho, D. Lourenço de Almeida, morto no desastre de Chaul.
Esta vitória naval lusa marcou o início do domínio português e europeu no Oceano Índico, tendo um impacto análogo ao das batalhas do Levante e de Trafalgar. O poderio turco otomano na Índia foi neste episódio seriamente abalado e o de Portugal tornou-se soberano. O Império Português venceu assim a Guerra Turco-Portuguesa, que tinha como aliadas as cidades mercadoras de Veneza e de Raguza, além do império sultanato mameluco do Egipto e do Samorim Raja. Glória a Portugal, aos soldados de Diu e a D. Francisco de Almeida, um dos maiores heróis da História Pátria, injustamente pouco lembrado.
Tratou-se efectivamente de uma vingança bem sucedida do primeiro vice-rei da Índia, D. Francisco de Almeida, que no ano anterior, 1508, perdera o seu filho, D. Lourenço de Almeida, morto no desastre de Chaul.
Esta vitória naval lusa marcou o início do domínio português e europeu no Oceano Índico, tendo um impacto análogo ao das batalhas do Levante e de Trafalgar. O poderio turco otomano na Índia foi neste episódio seriamente abalado e o de Portugal tornou-se soberano. O Império Português venceu assim a Guerra Turco-Portuguesa, que tinha como aliadas as cidades mercadoras de Veneza e de Raguza, além do império sultanato mameluco do Egipto e do Samorim Raja. Glória a Portugal, aos soldados de Diu e a D. Francisco de Almeida, um dos maiores heróis da História Pátria, injustamente pouco lembrado.
41 Comments:
Existem duas raças brancas européias distintas: Os Paleo-Europeus e os Arianos (Indo-Eurpeus). Mas estas duas raças estão profundamente misturadas uma com a outra.
Os Paleoeuropeus são precisamente estes que descenderiam dos Cro-Magnons e seriam também aparentados aos Norte-Africanos. Já os Arianos são os brancões lourões.
Os representantes mais puros dos Arianos seriam os Alemães, Escandinavos e Holandeses (Norte da Europa), e os representantes mais puros dos Paleoeuropeus seriam os Bascos, Bretões, Galeses, Cornualhos e Irlandeses (costa Atlântica). Todos os demais povos Europeus seriam o resultado de diferentes dosagens entre Arianos e Paleoeuropeus, mas isto também é falacioso porque há outras influências na população da Europa que não apenas estas duas (por exemplo os Uralo-Altaicos, aparentados à Raça Amarela).
Os antigos Egípicos, os bem mais antigos mesmo, eram Paleoeuropeus (depois é que eles começaram a se mestiçar com Semita e Africano). os Cretenses também eram Paleoeurpeus. Também os Fenícios eram Paleoeurpeus, embora misturados com sangue Semita e falantes de língua Semita.
"A Raça Negra no Brasil, por maiores que tenham sido os seus incontestáveis serviços a nossa civilização, [...], há de constituir sempre um dos fatores de nossa inferioridade como povo.” - Nina Rodrigues
O atleta Nelson Évora e a nadadora Daniela Inácio foram os vencedores do concurso «Os desportistas mais sexy de Portugal», promovido no âmbito do Eros`10 - III Salão Erótico do Porto, anunciou esta quarta-feira a organização.
Na votação, aberta no sítio de Internet do evento (www.erosporto.com) durante todo o mês de Janeiro, participaram mais de 20 mil cibernautas.
Na competição masculina, Nelson Évora registou quase 24 por cento das preferências dos cibernautas, relegando o futebolista Cristiano Ronaldo para a segunda posição, com menos 3 por cento dos votos.
Nas mulheres, a nadadora Daniela Inácio venceu com mais de 60 por cento das preferências.
A eleição dos atletas mais sexy de Portugal foi uma espécie de aperitivo para o Eros`10, um festival erótico que decorre a partir de quinta-feira e até domingo no pavilhão Multiusos de Gondomar.
A apresentação do primeiro filme interactivo português para adultos e uma exposição sobre a cerâmica tradicional das Caldas da Rainha, de carácter erótico e humorista, são alguns dos atractivos do certame.
Há algum livro de referência sobre esta batalha escrito ou traduzido em Português?
http://www.oeufcoque.com/wp-content/uploads/2009/05/agnes_szavay.jpg
comparai esta bela tenista da hungria com a que que vem a seguir.
http://p3.focus.de/img/gen/C/s/HBCstwEh_Pxgen_r_311xA.jpg
esta actiz austro-magiar.Eva Mattés.
http://observer.nolblog.hu/files/Gyurcs%C3%A1ny%20Ferenc%202..jpg
reparai no fenótipo do 1º ministro da Hungria,Ferenc Gyurcsáni.
http://incentraleurope.radio.cz/pictures/c/ice/csaky_pal.jpg
o político magiar Pal Csáky.
socorro,Thor e Caps Lock,andem ver esta merda!
http://www.sparta.cz/img/u/app/football/member/970_Brezinsky_s.jpg
o jgador Bálazs Borbély.
http://bin.sulinet.hu/ikep/2004/08/3egerszegi.jpg
a nadadora olímpica antiga medalhada Krisztina Egerszegi.
O dia 3 de Fevereiro de 2009 marcou a passagem de 500 anos sobre esta grandiosa batalha, no entanto, não se ouviu uma única menção a este grande acontecimento da nossa Hístória nos meios de comunicação social. É pena que até nós portugueses desconheçamos e subvalorizemos a nossa História.
http://m.blog.hu/rt/rtsworld/image/gera.jpg
Zoltan Gera,jogador de futebol
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/Vilmos_Zsigmond_KVIFF.jpg
Vilmos Zsigmond realizador
Honra aos caídos
HAILS Portugal
«Há algum livro de referência sobre esta batalha escrito ou traduzido em Português?»
Pus agora um vídeo sobre isso.
Mais informações sobre a batalha:
http://www.areamilitar.net/HISTbcr.aspx?N=88
«Os Paleoeuropeus são precisamente estes que descenderiam dos Cro-Magnons e seriam também aparentados aos Norte-Africanos. Já os Arianos são os brancões lourões.»
Não é garantido. Pode ser assim, mas também pode ser ao contrário - talvez os paleo-europeus fossem os loiros e altos e os Arianos ou Indo-Europeus fossem morenos. Há autores na Rússia e na Grécia que o afirmam. E há não muito tempo descobriram-se na Alemanha restos mortais de um antigo germano que seria moreno...
alguem que feche a porta que os macacos brasileiros estão a entrar.
Ainda não conseguiram por online o forum nacional,caturo?
Claro que já puseram, desde há dias: http://www.forumnacional.pt.vu/
Bom vídeo.Esta personagem tem sido um bocado desvalorizada,infelizmente.
Há que ser feita a devida justiça,ao fim e ao cabo trata-se da nossa História.
"A Raça Negra no Brasil, por maiores que tenham sido os seus incontestáveis serviços a nossa civilização, [...], há de constituir sempre um dos fatores de nossa inferioridade como povo."
Tens de mostrar esse excerto aos teus manos brasileiros, para ver se eles se enxergam e param de nos culpar pela miséria do Brasil.
Nina Rodrigues está superado!
"Nina Rodrigues está superado!"
Pouco barulho Rogéria.
O Euclides da Cunha é que tinha razão quando dizia que a profusão e fusão de raças no Brasil era a causa de muito subdesenvolvimento.
E isto já em 1896...
''Pouco barulho Rogéria''
Nina Rodrigues está superado! Disse e reafirmo!
Nina Rodrigues faleceu em 1906 e só agora que as ideias dele estão a medrar por aí?
"Nina Rodrigues está superado! Disse e reafirmo!"
Silêncio Roberta Close.
''Silêncio Roberta Close''.
Nina Rodrigues está superado. Ninguém mais se importa com as asneiras que ele ensinava a não ser algumas pessoas ainda mais bestas do que ele, que o apreciam como se ele fosse a última coca-cola do deserto. Sinto muito se te incomodas, senhora Dona Manuela Joaquina ou Joaquina Manuela.
Um pouco de cortesia não fazia mal a ninguém... na verdade o que disse o Brasileiro não é mentira nenhuma: muito do que disse Nina Rodrigues está ultrapassado do ponto de vista antropológico, independentemente de se concordar com a mensagem em si (que é mais política que outra coisa).
É interessante do ponto de vista histórico, note-se bem, e tem coisas com interesse.
Sinto muito se te incomodas, senhora Dona Manuela Joaquina ou Joaquina Manuela.
Faltou-te o "Maria". O mais engraçado nisto dos nomes é seja como for pensar que alguém se insulta por ter normes normais e não uns que parece que sairam numa espécia de lotaria de letras ;)
"Nina Rodrigues está superado. Ninguém mais se importa com as asneiras que ele ensinava a não ser algumas pessoas ainda mais bestas do que ele, que o apreciam como se ele fosse a última coca-cola do deserto. Sinto muito se te incomodas, senhora Dona Manuela Joaquina ou Joaquina Manuela."
Engole tudo, Clodovil Hernandes.
"Um pouco de cortesia não fazia mal a ninguém... na verdade o que disse o Brasileiro não é mentira nenhuma: muito do que disse Nina Rodrigues está ultrapassado do ponto de vista antropológico, independentemente de se concordar com a mensagem em si (que é mais política que outra coisa)"
Ninguém disse o contrário.
''Engole tudo Clodovil Hernandes''
Não vou engolir nada senhora Dona Manuela. Deixo para si.
"Não vou engolir nada senhora Dona Manuela. Deixo para si."
Não desobedeças a uma ordem minha Nany People.
Está bem eu vou obedecer-te no primeiro dia das calendas gregas, falou?
"Está bem eu vou obedecer-te no primeiro dia das calendas gregas, falou?"
Não, ou obedeces ou levas com o chicote Weluma Brown.
''Ou obedeces ou levas com o chicote''
Como? se vc está em Portugal e eu no Brasil. E se você nem sabe de que parte do Brasil estou escrevendo. Vamos parar com essa pantomima.
E você já me chamou pelo nome de quatro pessoas diferentes, uma delas já falecida. E sem ter certeza. Eu podia ter aproveitado para zombar de sua parvoíce, de chamar-me por o nome de um falecido, como a crer que ele estivesse voltado à Terra na minha pessoa.
Fecha a matraca brasuca. O teu silêncio é mais profundo e valioso que quaisquer palavras que possam sair pela tua boca prosaica.
Se eu resolver me calar terá sido por minha própria vontade e não porque eu lhe deva obediência. VOCÊ NÃO ME MANDA. VOCÊ NÃO TEM CAPACIDADE PARA ME DAR ORDENS. ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?
Nem mais um pio Diana Ramos.
Nem mais um pio. Vai usufruir o teu prêmio do Big Brother da Inglaterra paneleira.
"Vai usufruir o teu prêmio do Big Brother da Inglaterra paneleira."
A inveja é uma coisa muito feia, Patrícia Araujo.
Enviar um comentário
<< Home