quarta-feira, julho 13, 2022

ENTRE A HISTÓRIA ALGO MITIFICADA E AS CONVERGÊNCIAS HISTÓRICAS

«Em segura paz viviam nossos Lusitanos sem conhecerem rei, nem particular senhor, que os governasse, tendo por grande bemaventurança, como diz Laimundo, a liberdade e quietação: que na verdade esta é a maior maravilha que se pode alcançar na vida. Apascentavam seus gados, no mais fértil da terra, & quando alguns discontos nasciam entre os pastores, compunham tudo consoante o parecer & juízo dos mais antigos, a quem nossos Portugueses tiveram sempre grande veneração.»
(...)
«Enquanto as coisas de Portugal estavam nestes termos, os mais Espanhóis que viviam em Andaluzia, & pelo reino de Valença, aceitaram por senhor um capitão prudentíssimo, chamado Testa, de nação africano, como sente Gariuay, & Florião do Campo,»
(...)
«a pouca autoridade que el rei Testa dava aos Lusitanos, agravado de o eles não quererem reconhecer por Senhor, como faziam os mais Povos de Espanha.»
- In «Monarquia Portuguesa», de Frei Bernardo de Brito em 1597.

Curiosamente, já houve quem tivesse reparado que, na Ibéria antiga, pré-romana, havia na parte mediterrânica da península uma tendência para a monarquia e, na ocidental e setentrional da mesma península, área mais indo-europeia, pois observar-se-ia aqui uma maior tendência para as assembleias, ou seja, no fundo, para as repúblicas. Viriato, por exemplo, não era rei e sim líder eleito devido à sua eloquência. Nenhum dos líderes anteriores dos Lusitanos - Púnico, Caisaros, Caucainos - nem tampouco o seu sucessor - Táutalos - foi alguma vez dado como monarca, tanto quanto sei.
O mesmo se aplicou a outros líderes da Europa ocidental que fizeram frente aos Romanos, nomeadamente Vercingetorix na Gália e Arminius na Germânia, Arminius este que acabou por ser assassinado pelos seus próprios germanos quando começou a aparentar pretensões de rei ou imperador... aliás, muitas das ditas monarquias germânicas eram electivas (segundo Tácito no século primeiro, há mais de mil e novecentos anos), o que, na prática, é como se fosse uma república, ou pelo menos uma meia república...
Parece pois que já os Lusitanos tinham a sua tendência para o republicanismo... coincidência ou não, Portugal é hoje a única nação ibérica que não está sob monarquia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://noticias.uol.com.br/colunas/josmar-jozino/2022/07/12/avanco-do-pcc-em-portugal-coloca-a-policia-judiciaria-lusitana-em-alerta.htm

14 de julho de 2022 às 21:32:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home