quarta-feira, setembro 08, 2021

UNIÃO EUROPEIA - ÁUSTRIA, CHÉQUIA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÁQUIA E HUNGRIA NÃO QUEREM AFEGÃOS

A Áustria, a República Checa e a Eslováquia, três Estados-membros da União Europeia que partilham fronteiras, rejeitaram esta Martes a possibilidade de acolher refugiados afegãos, afirmando que “a Europa já não é lugar” para quem foge dos talibãs.
Estamos de acordo na estratégia: queremos ajudar os afegãos no seu país, a que fiquem no seu país. A Europa já não é lugar para eles”, afirmou o primeiro-ministro checo, Andrej Babis, resumindo o encontro com os seus homólogos austríaco, Sebastian Kurz, e eslovaco, Eduard Heger.
Após a recente tomada do poder dos talibãs no Afeganistão, a 15 de Agosto, dezenas de milhares de afegãos fugiram para o Paquistão, o Irão e outros países vizinhos.
Além da Áustria, da República Checa e da Eslováquia, outros países da UE, como a Hungria ou a Eslovénia, também se recusam terminantemente a receber refugiados afegãos.
Babis adiantou que no Conselho Europeu de 06 de Outubro se debaterá sobre imigração e como evitar uma entrada de refugiados como a de 2015.
O chefe do executivo checo declarou-se confiante em que se possa evitar uma entrada maciça de refugiados, mas deixou entrever que, se tal não funcionar, será necessário voltar a negociar com a Turquia, como em 2015, para que contenha os afegãos no seu território.
“Se não se conseguir, teremos que negociar com o Presidente [Recep Tayyip] Erdogan, como no passado, mas não é uma boa alternativa”, afirmou o governante checo.
O chanceler federal austríaco indicou que o seu país destinará 18 milhões de euros a ajuda humanitária para os países vizinhos do Afeganistão que acolheram refugiados.
“Não se pode repetir o que aconteceu em 2015”, reiterou Kurz.
*
Fonte: https://observador.pt/2021/09/07/austria-republica-checa-e-eslovaquia-dizem-que-nao-ha-lugar-para-afegaos-na-europa/

* * *

Valham estes verdadeiros europeus a servir de barreira à enchente migratória do terceiro-mundo... indirectamente, podem até ser as melhores defesas de Portugal contra a iminvasão, graças ao receio que o Espaço Schengen pode inspirar a quem não queira alógenos a entrar na zona europeia através da fronteira portuguesa...  Sem isto, não estou a ver, de momento, outra protecção efectiva contra a imigração em massa, porque cá o Movimento Nacionalista esteve demasiado tempo de costas voltadas para o povo...