terça-feira, setembro 07, 2021

PAQUISTÃO AFIRMA O SEU APOIO DE LONGA DATA AOS TALIBÃS

Na Mércores, o governo do Paquistão auto-denominou-se "guardião" dos líderes talibãs e aceitou que Islamabad fornecesse abrigo e educação aos insurgentes talibãs no seu país. Em programa de TV, o ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid, aceitou abertamente que o governo liderado por Imran Khan fez de tudo pelos líderes dos Talibãs, que estão de volta ao poder no Afeganistão após 20 anos.
Somos guardiões dos líderes do Talibãs. Cuidámos deles por muito tempo. Eles têm abrigo, educação e casa no Paquistão. Fizemos tudo por eles", disse Rashid ao falar no programa Hum News 'Breaking Point with Malick'.
Anteriormente, a CNN-News18 havia confirmado o forte envolvimento do ISI do Paquistão nas deliberações entre os Talibãs e o governo do Paquistão. Fotos exclusivas acessadas pela CNN-News18 mostram o chefe do ISI, Hameed Faiz, reunindo-se com os principais líderes dos Talibãs em Kandahar.
A CNN-News18 havia informado anteriormente que o Paquistão deve desempenhar um papel importante na formação de um novo governo em Cabul.
Hameed Faiz, com o líder talibã Mullah Abdul Ghani Baradar e outros líderes, foi visto a realizar as orações de Namaz em Kandahar, antes da partida de Baradar para Cabul no Saturnes.
Antes disso, o ministro das Relações Exteriores Shah Mehmood Qureshi disse que o Paquistão está determinado a desempenhar um "papel positivo" no Afeganistão ao apelar aos insurgentes dos Talibãs e ex-governantes do país devastado pela guerra para formular um governo político abrangente após consultas mútuas. "O nosso enviado ao Afeganistão também está em contacto com diferentes personalidades afegãs", disse ele em comunicado.
Além disso, o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, certa vez chamou aos talibãs “civis normais”, e não de uniformes militares, e perguntou como o país deve caçá-los quando tem três milhões de refugiados afegãos na fronteira.
Em entrevista ao PBS NewsHour, Khan enfatizou que o Paquistão abriga três milhões de refugiados afegãos, dos quais a maioria são pashtuns, o mesmo grupo étnico dos combatentes dos Talebãs. “Agora, existem campos de 500.000 pessoas; existem campos de 100.000 pessoas. E os Talibãs não são um grupo de militares, eles são civis normais. E se houver alguns civis nesses campos, como vai o Paquistão caçar essas pessoas? Como é que se lhes pode chamar santuários?”, Argumentou ele.
Quando questionado sobre supostos refúgios seguros do Talibãs no Paquistão, o Primeiro-Ministro respondeu: “Onde estão esses refúgios seguros? Há três milhões de refugiados no Paquistão que são do mesmo grupo étnico dos Talibãs..."
Os insurgentes do Taleban varreram Cabul em 15 de Agosto depois de o governo afegão apoiado pelos EUA cair e o presidente Ashraf Ghani fugir do país, trazendo um fim sem precedentes a uma campanha de duas décadas em que os EUA e seus aliados tentaram transformar a nação devastada pela guerra.

*
Fontes:
https://www.jihadwatch.org/2021/09/pakistans-interior-minister-we-are-custodian-of-taliban-leaders-we-have-taken-care-of-them-for-long?fbclid=IwAR0PrQFA0gyi0bA0MvaTASYVmfNHhasLTcQE-eldEAUtwjrgxZir4atN8Dg
https://www.news18.com/news/world/afghanistan-taliban-news-live-updates-kashmir-al-qaeda-india-pak-unsc-joe-biden-kabul-4150958.htmlfbclid=IwAR1PReRYzVGUFahB4QjMGPuUyPzhlEBt0zQZgX0_vkLDnCBdMdA_YWanY10

* * *

Sim, o país muçulmano com armas nucleares apoiou, e apoia, um dos regimes islamistas mais violentos do planeta. Ainda bem que os islamistas radicais neste mundo são uma pequenita minoria, como guincham os islamófilos no Ocidente, olha se já fossem maioria...