quarta-feira, julho 04, 2018

SUSPEITA DE LOBOS RADIOACTIVOS EM CHERNOBYL

Animais selvagens que vivem perto do lugar da maior catástrofe nuclear da história da humanidade poderão espalhar-se pela área e até causar mutações fora da zona de exclusão, segundo relatos.
Um novo estudo científico revela que alguns dos lobos-cinzentos que moram perto da usina nuclear de Chernobyl tendem a deslocar-se para muitos quilómetros do seu habitat original, informa o portal científico Live Science.
Michael Byrne, ecologista da Universidade de Missouri e autor principal do estudo, explicou que os cientistas monitorizaram os movimentos de alguns lobos da região bielorrussa na zona de exclusão usando colares com GPS e descobriram que enquanto os animais adultos permanecem dentro da área, os jovens percorrem até 300 quilómetros para fora da zona.
De acordo com Dr. Byrne, alguns estudos apontam que a zona de exclusão de Chernobyl se tornou "de facto numa reserva natural" com uma população de lobos-cinzentos "estimada em até sete vezes maior do que em reservas vizinhas".
A questão levantada pelos resultados do estudo é "se os animais nascidos na zona estão a trazer consigo as mutações ao se deslocarem para outros lugares", afirma o cientista.
Apesar de ser uma "área interessante para o futuro estudo", Byrne afirmou que ele e seus colegas ainda não têm evidências para provar a hipótese.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018070411632335-lobos-radioativos-chernobyl-mutacoes-ameaca/

* * *

Depois ainda há uns optimistas que acham muito bem continuar a insistir na construção de centrais nucleares desprezando os perigos e as suspeitas desta índole...