segunda-feira, julho 02, 2018

PRESIDÊNCIA ACTUAL DA UNIÃO EUROPEIA MANIFESTA-SE CONTRA PLATAFORMAS REGIONAIS DE DESEMBARQUE

O chanceler austríaco Sebastian Kurz declarou-se esta Lues contra a possibilidade de pedir asilo na União Europeia (UE) a partir das "plataformas regionais de desembarque" que os dirigentes dos 28 admitem criar fora do continente europeu.
"Faço parte daqueles que consideram que autorizar os pedidos de asilo [a partir das plataformas] iria criar um factor de atracção incrível", declarou o chefe do Governo austríaco à rádio Ö1, numa altura em que o país acaba de assumir a presidência semestral da União Europeia.
Kurz acrescentou que a questão suscitou opiniões divergentes na recente cimeira de líderes europeus sobre as migrações.
Na cimeira, que decorreu em plena crise política sobre o futuro do direito de asilo na Europa, os responsáveis dos países da UE concordaram com o aprofundamento do conceito ainda vago das "plataformas regionais de desembarque" de imigrantes socorridos em águas internacionais.
O chanceler austríaco considera que seria "mais inteligente ir procurar directamente as pessoas em zonas de guerra, em vez de criar um incentivo para empreender a perigosa travessia do Mediterrâneo".
Outra questão que Kurz colocou é a de saber se "a nível mundial, os 60 milhões de pessoas que estão a fugir dos seus países devem pedir asilo na Europa ou se não podem fazê-lo noutro lugar".
Até agora, nenhum país fora da UE se disponibilizou para acolher as "plataformas regionais de desembarque", cuja implementação levanta muitas dúvidas entre os países europeus e sobre a compatibilidade com o direito internacional.
O chanceler austríaco disse no sábado que seria viável fazer acordos com países africanos para acolher esses locais, esperando que seja realizada uma cimeira UE-África até ao final do ano.
A ideia seria poder determinar nesses locais quem pode, ou não, solicitar asilo, o que o chanceler austríaco agora rejeita, em linha com o programa anti-imigrações com que venceu as legislativas de Outubro de 2017.
Esta estratégia dura contra a imigração vai dominar a presidência europeia de Kurz, que se congratulou com a "mudança de tendência" que, em sua opinião, representa o plano para endurecer as políticas de asilo na Europa que resultou da cimeira europeia.
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-07-02-Chanceler-austriaco-contra-pedidos-de-asilo-de-migrantes-em-plataformas-de-desembarque-Iria-criar-um-fator-de-atracao-incrivel#gs.xpG1C8w

* * *

Mais uma vez, mais outra, mais outra ainda, confirma-se que a Democracia é aliada natural do Nacionalismo. Kurz está no poder graças ao voto popular - e o seu discurso anti-imigração garantiu-lhe a eleição. Sic itur ad astra, pode ser que a Europa se salve.