terça-feira, julho 03, 2018

TURISMO DE PORTUGAL NÃO APOIA SEMANA DA CULTURA TAUROMÁQUICA

A publicidade à “Semana da Cultura Tauromáquica” de Vila Franca de Xira, destacava o apoio do “Turismo de Portugal” (instituto público tutelado pelo Ministério da Economia) à iniciativa, que inclui eventos ilegais e a participação de crianças de escolas de toureio, numa clara violação da legislação e da Convenção dos Direitos da Criança. Perante esta situação a plataforma Basta contactou o “Turismo de Portugal” solicitando esclarecimentos sobre o apoio da instituição à iniciativa, e que tipo de apoio era concedido pelo “Turismo de Portugal”.
A Basta recebeu um esclarecimento do Presidente do “Turismo de Portugal”, Luís Araújo, garantindo que “não houve por parte deste Instituto qualquer apoio à realização da “XXIX Semana da Cultura Tauromáquica” de Vila Franca de Xira”. O responsável, garantiu ainda que foi solicitado à entidade promotora a remoção do logo do Turismo de Portugal dos meios promocionais alusivos ao evento.
A plataforma Basta congratula-se com os esclarecimentos prestados pela Autoridade Turística Nacional e saúda a ausência de apoio a um evento com estas características, que prevê actividades que implicam sangue e violência contra animais, além da exposição de crianças a este tipo de violência, já fortemente condenada pelo Comité dos Direitos da Criança da ONU.
Infelizmente, é bastante comum a utilização indevida da imagem de Instituições do Estado ou marcas nacionais e estrangeiras, na promoção de eventos tauromáquicos. A plataforma Basta espera que os lesados por estas situação abusivas, responsabilizem os promotores destes eventos pelos abusos cometidos.
Neste caso, a responsabilidade é da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que promove o evento e o apoia com fundos públicos. Recentemente, o autarca de Vila Franca de Xira assumiu que anualmente são gastos cerca de 270.000€ na promoção da tauromaquia. 
*
Fonte: http://basta.pt/turismo-de-portugal-ordena-retirada-de-apoio-a-semana-da-cultura-tauromaquica-em-vila-franca-de-xira/

* * *

Mais um bom trabalho da Plataforma Basta de Touradas a mostrar que a persistência da militância acaba por resultar.