terça-feira, março 27, 2018

GOVERNO AUSTRÍACO CONDENA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA TURQUIA E DECLARA QUE A PÁTRIA TURCA NÃO PODE ENTRAR NA UE

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, condenou as violações dos direitos humanos na Turquia e pediu a Bruxelas que ponha fim às negociações de adesão do país à União Europeia (UE): "As negociações sobre a adesão entre a União Europeia e a Turquia devem ser encerradas tendo em vista violações sistemáticas dos direitos humanos e dos valores democráticos fundamentais e porque os Critérios de Copenhaga [regras que definem se o Estado está pronto para aderir à UE] não mais estão implementados", disse Kurz numa entrevista à revista Welt.
O político austríaco acrescentou que a Turquia ainda é um importante parceiro da União Europeia e que os laços entre Ancara e Bruxelas devem ser mantidos com base na política de boa vizinhança.
A Turquia foi declarada elegível para a adesão à UE em 1997. Em 2005, a União Europeia e a Turquia iniciaram as negociações de adesão.
As relações entre Ancara e Bruxelas deterioraram-se na sequência da tentativa fracassada de golpe na Turquia em Julho de 2016. Ancara acusou a Europa de fornecer asilo para conspiradores, enquanto Bruxelas criticou fortemente a detenção de jornalistas e activistas de direitos humanos na Turquia e suspendeu a preparação de novos capítulos das negociações de adesão da Turquia com a União Europeia.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018032610824411-turquia-uniao-europeia-austria-sebastian-kurz/

* * *

Mais um louvor é devido à Democracia por ter levado ao governo de um país europeu quem contra a elite político-culturalmente reinante já denuncia abertamente a incompatibilidade entre a Turquia e a Europa.