terça-feira, março 27, 2018

TURQUIA QUEIXA-SE DE QUE EUA NÃO LHE VENDE ARMAMENTO...

A decisão da Turquia de comprar sistemas de defesa aérea russa S-400 foi motivada pela relutância dos seus aliados da OTAN, principalmente os EUA, em vender armas avançadas a Ancara, disse o ministro de Relações Exteriores do país, Mevlut Cavusoglu: "Precisávamos urgentemente porque não possuíamos sistema de defesa aérea. Até tivemos problemas com a compra de espingardas simples dos EUA devido às preocupações do Congresso. Tivemos que comprá-lo a alguém", disse Cavusoglu ao jornal alemão Die Zeit, em uma entrevista exclusiva.
O S-400 Triumph é o sistema anti-aéreo russo mais avançado, projectado para envolver alvos aerodinâmicos de até 400 km e mísseis balísticos até 60 km de distância. O lançador pode usar pelo menos quatro tipos de mísseis interceptores, adequados para diferentes alvos. Uma divisão S-400 pode envolver até 36 alvos simultaneamente.
A Turquia, no entanto, está pronta para comprar os sistemas correspondentes dos EUA, nomeadamente os mísseis antiaéreos Patriot, se "o governo dos EUA puder garantir que o Congresso aprova a venda", afirmou o funcionário. Isto não significará que a Turquia acabará com o acordo com a Rússia ou não use os sistemas S-400 quando estes forem entregues, pois o país procura fortalecer a cooperação militar e tecnológica com muitos parceiros simultaneamente, incluindo países europeus: "O acordo já foi assinado. Mas continuaremos a comprar produtos no futuro. Esperamos investimentos conjuntos e transferência de tecnologia no sector de armamento", disse Cavusoglu. "Mas se não recebemos nada dos nossos aliados, temos de comprá-lo a outra pessoa".
As observações de Cavusoglu fizeram eco de uma declaração do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que prometeu manter o acordo S-400 com a Rússia, apesar da ameaça das sanções dos EUA. Washington poderia, potencialmente, dar uma lição a Ancara com sanções sobre o acordo, sob o Acto de Combater o Acidente de Medidas de Sanções (CAATSA), que foi assinado pelo presidente dos EUA em Agosto passado: "Você afirmou que o contrato com a Rússia era um erro. Você também disse que pode introduzir sanções. Não vamos ser responsáveis perante si. Vamos prosseguir do jeito certo, sem quaisquer concessões, com o objectivo de alcançar os nossos próprios objectivos", disse Erdogan no início desta semana.
No caso de quaisquer sanções dos EUA, a Turquia "responderá" de uma forma diferente de outros países, afirmou Cavusoglu, sem fornecer detalhes sobre possíveis retaliação: "Se eles querem punir a Turquia com sanções, então a Turquia reagiria de maneira diferente da Rússia ou de outros países. Responderíamos. Não nos devem ameaçar. Somos um aliado da OTAN", advertiu o principal diplomata. "Os EUA estão ameaçando muitos, dizendo algo como:  Não compre gás a este ou a àquele país'. Isso não funcionará. Ser forte não significa estar certo".
Washington, no entanto, parece estar ainda tentando interromper o acordo envolvendo o S-400 (até agora) ao introduzir sanções ou fazer outros movimentos difíceis, o que pode comprometer ainda mais as relações já tensas com a Turquia: "Estamos em discussão com a Turquia em relação às medidas de defesa aérea e aos sistemas que poderiam implantar", afirmou na Joves o comandante do Comando Europeu dos EUA e comandante supremo dos aliados da OTAN na Europa, o general do Exército Curtis Scaparrotti. "Ainda não acho que este seja um acordo concluído", finalizou.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018031310721916-chanceler-turquia-compra-s400/

* * *

Bom sinal da parte dos EUA, até ver, parecendo aqui bem melhor, mais uma vez, do que aquilo que era quando Obama estava no poder...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então é a Rússia vende? Estes gajos deitaram 1 avião russo ao chão. Na síria tão contra a Rússia. A defesa anti aérea russa até tinha sido uma vantagem para a Turquia nao entrar numa certa área síria e agora vendem aos inimigos? Enfim que mundo de malucos interesseiros. A defesa dos povos fica sempre em último

27 de março de 2018 às 23:32:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home