terça-feira, março 27, 2018

GRÉCIA FAZ FRENTE À TURQUIA

Durante o aniversário da independência grega do domínio otomano, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras exigiu que a Turquia encerre as suas actividades ilegais no Mar Egeu e respeite o direito internacional: "A Grécia hoje é um farol de valores, uma garantidora da estabilidade e segurança na nossa região. Por isso não permitirá que ninguém pratique estratégias que ameacem a estabilidade e uma situação normal. Quero repetir o que toda a Europa declarou oficialmente e unanimemente aqui, no canto histórico da nossa pátria, a Turquia deve parar com as actividades ilegais no mar Egeu, deve respeitar os direitos soberanos da Grécia e Chipre, observar as regras resultantes do direito internacional", disse o primeiro-ministro da Grécia Alexis Tsipras no Dia da Independência.
Tsipras enfatizou que a revolução de 25 de Março de 1821 tinha sinalizado uma vitória na luta pela liberdade e independência da pátria, pela "libertação das botas do conquistador". Segundo ele, é necessária uma forte defesa para garantir o absoluto respeito pelos direitos soberanos e da integridade territorial: "A Grécia é um país que tem poderosas forças de dissuasão não para ameaçar, mas para garantir a paz e a estabilidade na região, a fim de servir ao princípio da cooperação mútua entre vizinhos", disse ele.
Falando sobre a questão dos dois soldados gregos detidos na Turquia depois de acidentalmente cruzarem a fronteira no início deste mês, o primeiro-ministro disse que o governo está a fazer o máximo para garantir que eles voltem para casa no menor tempo possível.
O ministro grego da Defesa Nacional, Panos Kammenos, prometeu "esmagar" aqueles que desafiavam a soberania da Grécia e apoiavam os planos do "Grande Império Otomano", citando a vitoriosa revolta grega contra os turcos em 1821-1832, que restabeleceu a Grécia como um país soberano.
As relações entre a Grécia e a Turquia deterioraram-se drasticamente depois de um navio-patrulha turco atacar um navio da guarda costeira grega.
A disputa data de 1996, quando os países discutiram sobre a afiliação territorial das duas ilhotas rochosas de Imia do arquipélago do Dodecaneso no Mar Egeu, o que levou a uma crise nas relações entre a Grécia e a Turquia. O conflito foi encerrado após a intervenção da comunidade internacional, da OTAN e dos Estados Unidos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018032510821965-turquia-grecia-otomano-ameaca/

* * *

A Grécia deverá merecer a solidariedade dos Europeus diante da Turquia e ver-se-á agora o que faz a OTAN...
Ver-se-á também o que faz ou pelo menos diz o esquerdalhame ao ver o seu querido Tsipras a enfrentar uma ameaça alógena anti-europeia em toda a linha...