segunda-feira, março 26, 2018

GOVERNO ESCOCÊS DIZ NÃO PODER PROTEGER ASILADA NACIONALISTA CATALÃ... MAS RECORDAM QUE ELA PODE DEFENDER-SE...


O governo escocês não tem poder legal para intervir e, assim, evitar a prisão da política catalã Clara Ponsati, na Escócia, que agora é objecto de um mandado de prisão europeu, disse a primeira-ministra escocês Nicola Sturgeon no domingo (25).
Na Vernes (23), a Suprema Corte Espanhola activou um mandado de prisão europeu para vários políticos catalães, incluindo o ex-chefe catalão Carles Puigdemont e a ex-ministra da Educação Clara Ponsati. 
Após a votação da independência catalã em 1º de Outubro de 2017, Ponsati fugiu para a Bélgica com Puigdemont e mais 3 outros políticos da região. Em Março, Ponsati voltou para a Escócia e para o cargo de professora na Universidade de St. Andrews. A polícia escocesa está agora a tentar prendê-la.
"O nosso apoio à autodeterminação catalã e forte oposição à decisão da Espanha de buscar captura e prisão de políticos que apoiaram a independência está bem estabelecido. Nos termos da Lei de Extradição de 2003, os ministros escoceses não têm poder para intervir no processo e a nossa polícia e tribunais estão legalmente obrigados a seguir o devido procedimento. Isto não muda a visão política [do governo escocês]", escreveu Sturgeon no Twitter.
​Sturgeon lembrou que uma pessoa sujeita a um processo sob a Lei de Extradição de 2003 pode-se opor à extradição nos tribunais, mas absteve-se de mais comentários sobre a questão, citando a importância de proteger o devido processo legal e a independência do sistema legal.
Em 1º de Outubro de 2017, a Catalunha realizou um referendo sobre a independência, que as autoridades centrais não reconheceram. Depois de o parlamento regional anunciar unilateralmente a independência no final de Outubro, com base nos resultados da votação, Madrid impôs o domínio directo sobre a região autónoma, dissolveu o parlamento catalão e convocou eleições antecipadas. Vários líderes pró-independência foram presos, enquanto outros fugiram para a Bélgica.
Em Novembro, um tribunal espanhol emitiu um mandado de prisão europeu para Puigdemont e vários outros ex-membros do governo catalão, embora em Dezembro a Espanha tenha desistido do mandado.
Após a activação do mandado na Vernes (23), Puigdemont foi detido na Alemanha depois de cruzar a fronteira com a Dinamarca a caminho da Finlândia em direcção à Bélgica.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018032610824753-escocia-catalunha-prisao-protecao-independencia-espanha/

* * *

Os Nacionalistas coerentes defendem-se e entre-ajudam-se como podem... ainda não podem grande coisa mas já estiveram mais longe do poder do que estão hoje...