domingo, março 25, 2018

DIVULGADO UM ESTUDO POLÉMICO NA NORUEGA SOBRE CAPACIDADES DAS MULHERES EM COMBATE

Desde que a Noruega se tornou no primeiro país a introduzir a conscrição universal, a eficiência das mulheres alistadas continua a provocar discussões. Novo estudo parece ter adicionado ainda mais lenha à fogueira do debate.
O Estabelecimento de Pesquisa em Defesa Norueguês (FFI) realizou um estudo que mostra que o corpo feminino tolera o stress extremo tão bem ou até melhor do que o masculino, segundo informou a emissora NRK.
Durante testes, dos quais participaram 23 soldados masculinos e 12 soldadas de uma unidade de pára-quedistas, foi demonstrado que os homens perdem mais peso do que as mulheres. Em particular, enquanto os homens perderam em média 2,7 quilos de massa muscular, as mulheres perderam apenas gordura: "As mulheres queimam melhor a gordura durante actividade. Isto pode ser uma vantagem durante exercícios ou operações de longo prazo", opinou a especialista da FFI, Hilde Teien.
Ambos os sexos mostraram a mesma redução de capacidades físicas depois dos exercícios, mas os homens acabaram por precisar de mais tempo para recuperar a forma, o que é considerado mais uma vantagem para as mulheres, diz o estudo.
Outro resultado da experiência indica que os soldados com menor gordura corporal perderam mais massa muscular: "A sociedade de hoje acredita que é importante ter muito músculo e pouca gordura no corpo. Para os soldados, porém, é importante ter mais gordura", apontou Teien.
No entanto, o tenente-coronel norueguês Harald Hoiback, que afirmou anteriormente que a presença das mulheres nas forças armadas prejudicou a capacidade de combate da Noruega, não ficou impressionado com o estudo, qualificando-o como "apenas moderadamente interessante" para um chefe operacional.
"Qual é a relevância das mulheres recuperarem mais rápido se elas têm basicamente um nível muito mais baixo de capacidades físicas?", comentou o militar.
Há décadas que as mulheres norueguesas podem-se voluntariar para o serviço militar. Em 2016, foi introduzido o recrutamento universal e as mulheres totalizaram 25% dos recrutas naquele ano. Actualmente, a percentagem de mulheres no exército atinge 17%, mas não para de crescer.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018032210799579-noruega-soldadas-exercito-vantagens/