terça-feira, janeiro 30, 2018

PSP VAI FISCALIZAR ANIMAIS DE COMPANHIA E CÃES PERIGOSOS

A operação recebeu o nome de Odeta e é uma acção preventiva.
A PSP inicia esta Lues, até sábado (dia 4 de Fevereiro), uma operação focada na segurança dos animais de companhia, nomeadamente cães perigosos e potencialmente perigosos, nos principais centros urbanos e nas regiões autónomas.
Segundo a PSP, que anunciou a operação na sua página de Facebook, será uma acção preventiva "com enfoque na sensibilização, mas que não deixará de incidir na fiscalização das normas legais em vigor, nomeadamente a utilização de trela/peitoral ou açaimo na via pública, o registo dos animais de companhia e a vacinação obrigatória".
Os agentes vão ainda verificar, no que respeita a cães perigosos e potencialmente perigosos, se os seus donos têm formação específica credenciada.
Segundo a actual legislação, o treino de cães perigosos ou potencialmente perigosos tem que ser obrigatoriamente ministrado por treinadores detentores de certificados de qualificação emitidos pela PSP ou GNR.
Esta operação recebeu a designação "Odeta" em homenagem à cadela, de raça pastor alemão, que esteve ao serviço do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP desde 2007 até 1 de Outubro de 2015, dia em que morreu.
De 29 de Janeiro a 4 de Fevereiro, a PSP desenvolve nos principais centros urbanos e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, a "Operação Odeta", direccionada à segurança dos animais de companhia e, de entre estes, cães perigosos e potencialmente perigosos.
Incidirá na prevenção, sensibilização e fiscalização das normas legais em vigor (trela/peitoral ou açaimo na via pública, registo dos animais de companhia, vacinação obrigatória e verificação, no que respeita a cães perigosos e potencialmente perigosos, da formação específica dos detentores e se foi ministrada por treinadores credenciados).
A PSP é entidade formadora nestas matérias e estão abertas as inscrições para a 3.º sessão de Certificação de Treinadores de CPPP, a realizar entre 5 e 9 de Março. Mais info em www.psp.pt
A presente operação recebeu a designação "Odeta" em homenagem à cadela, de raça pastor alemão, que esteve ao serviço do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP desde 2007 até 1 de Outubro de 2015, dia em que morreu. Ao longo desses 8 anos, a Odeta participou em várias operações em Portugal e no estrangeiro, contribuindo de forma eficaz para a segurança pública.
*
Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/psp-vai-fiscalizar-seguranca-de-animais-de-companhia-e-caes-perigosos-9081097.html

* * * 

À atenção de quem tem a responsabilidade de impedir que os seus cães perigosos possam pôr outrem em risco e, por isso mesmo, arriscar o seu próprio abate, como infelizmente acontece ainda aqui e ali.