segunda-feira, janeiro 29, 2018

ATAQUE AÉREO TURCO DESTRUIU TEMPLO HITITA DE TRÊS MIL E TREZENTOS ANOS

Aviões turcos destruíram o templo histórico de Ain Dara, pertencente à cultura sírio-hitita, com mais de 3.000 anos, localizado no enclave curdo de Afrin, no extremo noroeste da Síria.
Observatório Sírio de Direitos Humanos publicou na sua página do Facebook imagens e um vídeo do ataque ao templo que ficou praticamente reduzido a escombros, devido aos ataques aéreos em curso na zona da operação "Ramo de Oliveira", contra as milícias curdas estacionadas no local.
A zona situa-se perto da fronteira com a Turquia, país que considera as milícias curdas como terroristas.
Sábado, o Observatório informou que aviões turcos bombardearam a zona de Ain Dara, sem dar mais pormenores sobre o estado daquele património histórico.
O templo de Ain Dara está construído sobre uma praça decorada com esfinges e leões, e foi descoberto durante uma campanha de escavações em meados do século XX.
Devido às diferentes ofensivas na Síria nos últimos sete anos, muitos sítios arqueológicos no país ficaram seriamente danificados ou destruídos, na sequência dos combates e/ou da presença de organizações extremistas.
Durante a primeira estada do Estado Islâmico (EI) na cidade histórica de Palmira, os terroristas dinamitaram os templos de Bel e Bal Shamin, o palco do teatro romano, o arco do triunfo e várias estátuas do museu da cidade.
"Os seis locais sírios classificados como património da Humanidade, incluindo Palmira e a lendária cidade de Alepo, uma das mais antigas do mundo, ficaram reduzidos a escombros", recordou em Novembro passado a organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A destruição dos monumentos na Síria, no Iraque e noutros países levou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a aprovar este ano uma resolução para melhorar a protecção do património face a grupos terroristas como o EI.
Segundo o director do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane, a amplitude de destruição do templo ronda os 60 por cento.
Descoberto em 1982, o local ocupa 50 hectares e é conhecido pelos seus imponentes leões de basalto e pelas esculturas na pedra, referiu o antigo director-geral das Antiguidades e Museus Dírios, Maamoun Abdelkarim.
*
Fonte: https://www.dn.pt/mundo/interior/siria-avioes-turcos-destruiram-templo-de-ain-dara-9080771.html

* * *

Já parece sina, os Turcos sempre a destruírem património indo-europeu... De resto, a iniciativa de atacar uma cidade em território alheio ilustra mais uma vez a consabida arrogância imperial da Turquia. O descaramento com que agride um Povo, o dos Curdos, que quer ser livre no seu próprio território é apenas a ponta do icebergue daquilo em que a Turquia se está a tornar desde os anos oitenta, quando começou a sua re-islamização (já antes de Erdogan). E depois há ainda uma elite político-culturalmente dominante na Europa que quer meter isto na UE... em Portugal, TODOS os partidos no par(a)lamento são a favor disso... Na verdade, a Turquia nem sequer devia estar na OTAN, quanto mais também na UE.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/241302

29 de janeiro de 2018 às 23:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

"Quando a próxima época começar, a equipa de basebol dos Cleveland Indians já não terá como logótipo o chefe Wahoo que a acompanha desde 1947, após pressões judiciais e de grupos nativo-americanos que consideram a caricatura do índio sorridente racista."

https://www.dn.pt/desporto/interior/cleveland-indians-mudam-de-logotipo-considerado-racista-9084477.html

30 de janeiro de 2018 às 18:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

Queriam provavelmente elogiar o índio e levam com esta na boca do estômago. Assim é que é bonito, cada qual no seu lugar... tivessem eles um logótipo em forma de cabeça de viking, de hoplita grego ou de legionário romano e eventualmente nunca apareceria nenhum comité de noruegueses, gregos ou latinos a queixar-se de «racismo»...

30 de janeiro de 2018 às 23:07:00 WET  
Blogger Caturo said...

«https://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/241302»

Lindo. É a bela simplicidade de levar à prática uma das coisas que em sentido figurado a generalidade dos nacionalistas manda que se faça com os imigrantes.

30 de janeiro de 2018 às 23:09:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home