domingo, janeiro 28, 2018

CANDIDATO PRESIDENCIAL ANTI-IMIGRAÇÃO E ANTI-ISLÃO VOLTA A VENCER AS ELEIÇÕES NA CHÉQUIA

O Presidente da República Checa, Milos Zeman, venceu este sábado a segunda volta das eleições presidenciais, recebendo 51,8% dos votos, contra 48,2% do antigo presidente da Academia de Ciências, Jiri Drahos.
De acordo com os números do Instituto de Estatísticas da República Checa, Milos Zeman venceu a segunda volta das eleições presidenciais, tornando-se o terceiro presidente do país, a seguir a Vaclav Havel e Vaclav Klaus, desde a separação da Checoslováquia, em 1993.
O político de 73 anos já tinha sido eleito Presidente do país em 2013, naquela que foi a primeira eleição decidida pelos eleitores e não pelos deputados.
Zeman, 73 anos, primeiro presidente checo eleito por sufrágio directo, há cinco anos, era considerado um pró-europeu, mas nos últimos anos criticou recorrentemente as políticas europeias e, após o referendo que determinou o Brexit, propôs a realização na República Checa de uma consulta semelhante, sobre a permanência do país na União Europeia (UE).
Drahos, 68, antigo presidente da Academia de Ciências da República Checa, pró-europeu, é um recém-chegado à política que não pertence a nenhum partido e critica a política de proximidade com a Rússia e o leste, defendendo um reequilíbrio da balança diplomática com o reforço dos vínculos euro-atlânticos.
*
Fonte: http://observador.pt/2018/01/27/milos-zeman-eleito-para-novo-mandato-como-presidente-da-republica-checa/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Falta dizer que o vencedor se tem notabilizado por um discurso contrário à imigração e à presença do Islão no seu país.
Novamente se verifica o que ando a dizer há colhões de anos - quanto mais os Nacionalistas falam em discurso directo ao povo, mais o povo vota no Nacionalismo.