quarta-feira, janeiro 31, 2018

HOJE - SUPER-LUA, LUA AZUL E LUA DE SANGUE... ALGURES

Algumas pessoas vivem sua vida inteira sem nunca ter a chance de presenciar este raríssimo evento celestial. Uma superlua, uma 'Lua Azul' e uma Lua de Sangue estarão visíveis em algumas partes do mundo na Mércores (31), a primeira vez que algo do tipo acontece em mais de 150 anos.
Uma superlua, uma lua cheia no seu ponto orbital mais próximo da Terra, será a última de uma série de três: a primeira surgiu no dia 3 de Dezembro e a outra no 1º de Janeiro. Considerando que esta também será a segunda lua cheia num mês, o fenómeno é classificado também como uma Lua Azul.
De acordo com a NASA, superluas são 14% maiores e 30% mais brilhantes que as luas cheias no apogeu, o ponto mais distante da órbita da Terra. 
Durante uma eclipse, a lua aparece avermelhada por causa da flexão da luz do Sol ao redor do nosso planeta. É por isso que as luas totalmente eclipsadas também são chamadas "luas de sangue". E aqui vai a notícia que deixa o evento ainda mais raro: há uma eclipse agendada para o mesmo momento. 
Infelizmente, os brasileiros não poderão acompanhar o evento. O eclipse começará às 13:48 no horário de Brasília e atingirá o ápice às 15:30. Quem estiver de passagem pelo leste asiático, oeste da América do Norte e pelo Pacífico, porém, terá a chance de ver um evento único. 
Para a grande maioria incapaz de estar numa destas localidades, porém, ainda há uma maneira de observar o nosso satélite. O projecto The Virtual Telescope realizará uma transmissão ao vivo pela internet a partir das 15:30. Imperdível.
*
Fonte: Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018012810383839-superlua-lua-azul-lua-de-sangue-fenomeno/

* * *

Se calhar não se vê por cá nada disto, mas fica a notícia, para quem ainda assim tentar lobrigar os céus...